PEDAGOGIA PAUTADA EM PROJETOS PODE SER UM BELO PASSEIO PELO BOSQUE DA FICCÇÃO

1805 palavras 8 páginas
PEDAGOGIA PAUTADA EM PROJETOS PODE SER UM BELO PASSEIO PELO BOSQUE DA FICCÇÃO
Nádia Souza Conceição

Os educadores, de um modo geral, quase sempre são acometidos de uma síndrome de incompletude que lhes tira o sono, a tranquilidade e muitas alegrias, precisam sempre de inspiração, de ideias, de caminhos e até de gurus que os iluminem. No ensino de literatura, creio que os vocábulos sinestésicos (gustativos, táteis, visuais, olfativos e auditivos) parecem bem apropriados para o início do tratamento, recomenda-se que o mesmo deva ser feito em várias etapas.

A primeira etapa pode vir de um guru e de seus ensinamentos... O nutriente deste artigo é o livro ”seis passeios pelo bosque da ficção”, de Umberto Eco. O bosque é uma metáfora que representa o texto narrativo, prato principal das aulas de literatura e para uma prática pedagógica pautada em projetos. No livro, além de Eco, o escritor Jorge Luis Borges também utiliza a metáfora do bosque, só que no bosque de Borges, há um jardim de caminhos que se bifurcam e mesmo quando não existem trilhas bem definidas, todos podem traçar suas próprias trilhas. O texto narrativo é o corpus do trabalho com projetos em literatura porque visa à formação de um leitor-maduro ou de um gourmet, que aprende a saborear uma leitura e aplicá-la em outras circunstâncias. Entende-se a literatura como uma representação de formação humanista que pretende ampliar o universo literário do aluno com criticidade e criatividade.

O trabalho de literatura aplicado a projetos amplia as possibilidades de construção de conhecimento de forma mais integral, isto é, não fragmentada, procura-se uma aprendizagem mais significativa. Possibilita um diálogo entre o romance e a realidade dos alunos ampliando seus saberes, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar. Trabalhar com projeto é aceitar o desafio da desinstalação, de desfazer certezas, conviver com o

Relacionados

  • Narrativa Poesia Cinema 1
    126028 palavras | 505 páginas