Pedagogia do oprimido

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco
Professora: Lilia Lustosa
Disciplina: Prática Pedagógica VI
Aluno: Anilson Mikael
Licenciatura em Matemática 6º Período

Aconcepção bancaria da educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos, sua crítica.

A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educando à memorização mecânica doconteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em “vasilhas”, em recipientes a serem cheios pelo educador. Quanto mais vai se enchendo os recipientes, com seus “depósitos”, tantomelhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educando serão.
Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educando,meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educando é a de receberem osdepósitos, guardá-los e arquiva-los.
Na concepção “bancária” que estamos criticando, para a qual a educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos, não severifica nem pode verificar-se esta superação. Pelo contrário, refletindo a sociedade opressora, sendo dimensão da “cultura do silêncio”, a “educação” “bancária” mantém e estimula acontradição.Na visão “bancaria” da educação, o saber é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. O educador é o sujeito, conduz os educando à memorização mecânica doconteúdo narrado. Na concepção “bancaria” a educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimento.
Logo, Se o educador é o que sabe, se os educando são osque nada sabem, cabe àquele dar, entregar, levar, transmitir o seu saber aos segundos. Saber que deixa de ser de “experiência é feito” para ser de experiência narrada ou transmitida.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pedagogia oprimido
  • Pedagogia do oprimido
  • Pedagogia do oprimido
  • Pedagogia Do Oprimido
  • Pedagogia do oprimido
  • Pedagogia Do Oprimido
  • Pedagogia do oprimido
  • Pedagogia do oprimido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!