pedagogia da autonomia

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Trabalho de Didática




17 de Setembro de 2014
Alcântara, RJ


Universidade Estácio de Sá

Alunos: Iasmin Rabello Santos Braz
Müller Pinho de Araújo
Paulo Vinicius dos Santos Rodrigues


Pedagogia da Autonomia
Saberes necessários à prática educativa
Autor: Paulo Freire




Mestra: Rozani Marins




17 de Setembro de 2014
Alcântara, RJIntrodução
Neste trabalho veremos um resumo das principais ideias do Mestre Paulo Freire sobre a prática pedagógica no capítulo dois do livro Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática pedagógica.
Freire dá ênfase nesse capítulo o fato que Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para própria construção ou produção do conhecimento do educando.

Capítulo 2-Ensinar não é transferir conhecimento:
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção. O professor não vai transferir o conhecimento dele, do jeito que ele sabe, ele vai ensinar ao educando, que vai absorver do seu modo. O educador deve estar aberto à perguntas, à curiosidade do aluno.
Sabendo que ensinar não é transferir conhecimento éfundamentalmente pensar certo, mas é difícil, às vezes a arrogância do professor não deixa. Muitas vezes o professor menospreza o educando, decretando sua incompetência absoluta, tratando-o com desdém, do alto da sua falsa superioridade. A humildade é necessário, segundo Paulo Freire, reconhecer seu próprio equivoco é que faz um professor, pois ele está em constante aprendizado.
2.1 Ensinar exigeconsciência do inacabamento:

Onde há vida há inacabamento, de fato é perceptível o inacabamento está presente em várias situações da vida, e acordo com Paulo freire a situação que ele está mais visível é na relação entre homem e mulher, na qual um necessita do outro para dar continuidade a sua descendência. Trazendo isto para a prática de ensinar, o inacabamento é a necessidade de se completarem saber que todo profissional deve ter, e tal necessidade é essencial ao professor já que este funciona como um suporte para que outras pessoas aprendam, sedo assim cabe ao professor tarefa de estar sempre em busca de novas informações as quais tornarão cada vez mais preparados para ensinar.
2.2 Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado:
Somos seres condicionados, mas, conscientes doinacabamento, pode-se ir muito mais além do seu conhecimento. Somos rodeados das inconclusões. A inconclusão, que se faz do ser inacabado, nos permite o processo da busca, curiosidade (que ultrapassa os limites antes estabelecidos). A curiosidade é uma ferramenta fundamental na produção do conhecimento.
A inconclusão do ser, que se forma, se funda a educação como processo permanente, e isso éfundamental para os futuros docentes, ter a inconclusão assumida, nunca se sabe o bastante, a pesquisa é necessária. Educadores e educandos juntos constroem o conhecimento.
2.3 Ensinar exige respeito à autonomia do ser educando:

Entre as qualidades de um educador deve estar a de dar a liberdade de pensar ao educando segundo Paulo Freire o modo de pensar de cada pessoa está relacionado à suasinfluências culturais. Por isto o professor deve respeitar o conhecimento que o aluno já adquiriu no decorrer da sua vida seja este de origem religiosa, passado por sua família e etc. O fato é que apesar de o professor ensinar este não é o detentor o conhecimento uma vez que inacabado e consciente de seu inacabamento.

2.4 Ensinar exige bom senso:
A vigilância do bom senso do docente tem umaimportância enorme na avaliação, que deve se fazer presente na prática. (Exemplo: O aluno esquece o trabalho e casa ou o prazo da entrega, o bom senso do professor que adverte de que exercer a autoridade de professor não é autoritarismo, ou permitir ao aluno uma nova chance não é liberalismo. Deve-se tentar conhecer o porquê que aquele aluno não entregou o trabalho na data estabelecida)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da Autonomia
  • Pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da Autonomia
  • Pedagogia da autonomia
  • pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da Autonomia
  • Pedagogia da autonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!