caso shine

Páginas: 6 (1325 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Profª Ruth Prestes Gonçalves









Trabalho e Sociedade











MANAUS
AM

Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Profª Ruth Prestes Gonçalves
Profª : Gisele Zaranza
Alunosª : Monique Pinheiro de Souza nº 28
Heitor de Souza Gatto nº10
Hiago Alexandre nº11
BrenoEverton nº03
Série: 1º 03 Turno: Matutino Data: 26/07/2013





Trabalho e Sociedade











MANAUS
AM


Introdução

Neste trabalho iremos mostrar que o trabalho existe para satisfazer as mais diversas necessidades humanas, das mais simples (comida, abrigo) às mais complexas (lazer, crença); enfim,necessidades físicas e espirituais.
A História mostra que o trabalho é visto de formas diferentes e valorizado de acordo com a relação que cada sociedade estabelece com esta atividade.





















Trabalho e Sociedade
Trabalho existe para satisfazer as necessidades humanas. A produção nas sociedades tribais diferenciam-se uma das outras em muitos aspectos, mais pode-sedizer, em termos gerais, que não são estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho. Nelas todos fazem tudo. Ex.: caça, coleta, agricultura e criação. A organização dessas atividades caracteriza-se pela divisão das tarefas por sexo e por idade. Os equipamentos e instrumentos utilizados, comumente vistos pelo olhar estrangeiro como muito simples e rudimentares, são eficaz pararealizar tais tarefas. Economia de subsistência e de técnica rudimentar. “Sociedades de abundância” ou “sociedades do lazer”: dedicavam um mínimo de horas diárias ao que nós chamamos de trabalho. Ex.: Os ianomâmis, da Amazônia, dedicavam pouco mais de três horas diárias às tarefas relacionadas à produção.
A explicação para o fato de os povos tribais trabalhar muito menos do que nós está no modocomo se relacionam com a natureza, também diferente do nosso “Para eles, a terra é um espaço em que vivem e tem valor cultural, pois dá aos humanos seus frutos: a floresta presenteia os caçadores com os animais de que necessitam para a sobrevivência e os rios oferecem os peixes que ajudam na alimentação. Tudo isso é um presente da mãe natureza”
Escravidão e servidão o termo trabalho pode ternascido do vocabulário latino tripallium, que significa “instrumento de tortura”. Nas sociedades grega e romana era a mão de obra escrava que garantia a produção necessária para suprir as necessidades da população.
Nas sociedades feudais, havia aqueles que trabalhavam – os servos, os camponeses e os aldeãos – muitos trabalhavam em regime de servidão, no qual não gozavam de plena liberdade, mas tambémnão eram escravos. Obrigações: - corveia: construção e manutenção de estradas e pontes; - talha: uma taxa que se pagava sobre tudo o que se produzia na terra; - banalidades: uma taxa pelo uso do moinho, do forno, dos tonéis de cerveja e pelo fato de, simplesmente, residir na aldeia. Da antiguidade até o fim da Idade Média, as concepções do que denominamos trabalho apresentam variações, maispoucas alterações. Sempre muito desvalorizado, o trabalho não era o elemento central, o núcleo que orientava as relações sociais.
As bases do trabalho na sociedade moderna com o fim do período medieval e a emergência do mercantilismo e do capitalismo, o trabalho “mudou de figura”. Se antes ele era visto como uma atividade penosa e torturante, passou aos poucos a ser considerado algo positivo. Foipreciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era bom, dizia-se que só assim todos sairiam beneficiados. Algumas instituições deram a sua colaboração para a mudança. Igreja: ter preguiça (não trabalhar) passou a ser pecado; Governantes : (leis e decretos que penalizavam quem não trabalhasse); Empresários: disciplina (horário); Escolas: passaram a ideia de que o trabalho era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso shine
  • Caso shine
  • Estudo de Caso: SHINE
  • Estudo de Caso Shine
  • estudo de caso shine
  • ESTUDOS DE CASO/QUESTIONARIOS: SHINE, BOZZANO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
  • shine
  • shine

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!