a importancia

Páginas: 13 (3092 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A importância de contemplar as Práticas Artísticas Expressivas e Recreativas no
Espaço Escolar
A arte é um conjunto de ideias resultantes da habilidade, imaginação e invenção do ser humano. A contribuição do ensino das Artes na formação do cidadão no contexto da cultura contemporânea.
De acordo com Leão (2008) sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos,nada melhor que por aí se dê o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens: arte visual, teatro, dança música e literatura. No entanto, é perceptível que o trato dado à arte (ou o ensino da arte) sempre fica em segundo plano e seu fazer é reduzido a mera atividade de lazer e recreação em um processo extremamente mecânico.
A relevância da arte e seu fazer artístico não selimita ao simples papel recreativo, mas deve ser compreendido como instrumento pedagógico que viabiliza e contribui para o desenvolvimento dos meninos e meninas que ampliam seus olhares em relação ao mundo, seu potencial cognitivo, seu emocional etc., por outro lado também o educador e a educadora precisa acreditar que as crianças são capazes, são criadoras, são sujeitos. Estes meninos e meninas“arteiros” se enxergam como alguém capaz de criar, atribuir sentidos, construir relações, contextualizar, analisar, e comparar aquilo que faz parte de seu cotidiano, através de uma linguagem única: a arte.
Nesta direção, estas crianças se reconhecerão como participantes e construtores de suas próprias aprendizagens e saberes tão necessários à formação humana de cada indivíduo.
Com relação ao como fazerisso dentro da sala de aula ou na escola vai estar diretamente atrelado ao que acabei de expor acima. Desse modo os/as educadores/as em primeiro lugar, precisam acreditar nas crianças. Acreditar que elas, mesmo diante das mais diversas dificuldades, tanto de materiais como de recursos humanos são capazes de produzir, de criar, de representar, de pensar sobre.
Sem essa percepção inicial por partesdos/as educadores/as poderemos ter todos os recursos possíveis e o fazer artístico ficará ainda reduzido às atividades de coordenação motora, de passa tempo, de conotação decorativa, etc.
Nesse sentido, a arte não pode reduzir-se num elemento decorativo e festeiro. A arte valoriza a organização do mundo da criança, assim como o relacionamento com o outro e com o seu meio. Estimular o ensino daarte nesta perspectiva tornará a escola um espaço vivo, contribuindo assim para o desenvolvimento pleno de seus educandos.
O educador deve oferecer para o educando a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento do educando, além de ter consciência de que um ambiente estimulante depende desses fatores colocados,permitindo a exploração de novos conhecimentos.
Partindo do pressuposto de que não são oferecidos tais suportes, a tendência é que o educando bloqueie sua criatividade, visto que não lhe foram oferecidas tais condições.
A importância de valorizar o desenho desde o início da vida da criança se dá pelo fato da necessidade que o universo infantil tem em ser estimulado, desafiado, confrontado de formaque venha enriquecer as próprias experiências da criança.
Valorizando a arte, ou seja, o desenho na escola, o educador estará levando o educando a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras consideradas artísticas a nível regional, nacional e internacional.
Enquanto mediador do conhecimento, educador é essencial para incentivar oeducando, seja ele pelo caminho da arte ou por outra área do conhecimento, oferecendo os melhores suportes, de forma que venha a somar no crescimento e formação do mesmo.
A visão contemporânea de Arte na Educação tem colocado a necessidade de resgatar o valor da arte nas escolas como um saber e um fazer passível de reflexão e de construções cognitivas; um conhecimento que pode ser aprendido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia
  • A importancia de
  • a importancia
  • importancia
  • A importancia
  • A importancia
  • a importancia
  • a importancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!