Pedagogia - albetização

1873 palavras 8 páginas
Revendo algumas praticas de alfabetização

Como pontos de partida desta abordagem serão apresentados ao longo do texto algumas práticas pedagógicas que semeiam o trabalho docente.
Se o ensino da leitura e da escrita sofreu mudanças diversas ao longo da história, alguns aspectos têm influenciado e transformado bastante as formas segundo as quais esse ensino tem sido concebido e posto em prática. Fatores como os avanços teóricos na área, mudanças nas práticas sociais de comunicação e o desenvolvimento de novas tecnologias têm forjado novas propostas pedagógicas e a produção de novos materiais didáticos relacionados à alfabetização inicial e ao ensino de línguas em geral. Atividades como parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, ditados falados, cantados e escritos, cópia, leitura de textos de diversos gêneros, lição de casa, dentre outras.

Ditado
O ditado é uma atividade que está sempre presente no nosso cotidiano, estando presente em diversas situações sociais, Por exemplo, quando anotamos um recado pelo telefone, quando damos informações que serão transcritas etc. Além de também permitir a checagem dos nossos próprios conhecimentos diante de situações em que não se sabe como escrever determinada palavra.
Na escola, este tipo de prática é adotada por muitos professores como forma de aprendizagem, acreditando que este seja um modo eficiente de ensinar seus aluno e ler e escrever corretamente. Em relação aos objetivos que se pretendem alcançar, os ditados podem servir para avaliar o aluno ou para que seja comprida uma tarefa de cópia, de anotações ou de informações úteis.
Porém percebemos que muitas vezes o ditado dentro da sala de aula pode acontecer mesmo quando não há uma intenção real, é o caso por exemplo, de uma aula expositiva, onde o professor explica o conteúdo e o aluno vai copiando e assimilando o que esta sendo dito.
Este é um exemplo de um tipo de ditado, contudo, são diversos os tipos de ditados existentes, cada qual com seu objetivo

Relacionados

  • Alfabetização e Letramento
    1079 palavras | 5 páginas
  • Alfabetização e letramento
    2024 palavras | 9 páginas