PEDAGOGA

Páginas: 9 (2114 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014





SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia

ANA MARIA RODRIGUES SOARES BRAGA







AS MEMÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA

















IBIRITÉ
2014
ANA MARIA RODRIGUES SOARES BRAGA







AS MEMÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA










Trabalho apresentado aoCurso de PEDAGOGIA 2° Período da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação, Sociedade e Práxis Educativas, Psicologia da Educação, Políticas Públicas na Educação Básica, Teorias e Práticas do Currículo, Práticas Pedagógicas Interdisciplinar e Seminário II.
Tutor eletrônico: Vanessa Aparecida Dutra
Tutor de sala: Ana Carolina da Silva Nonato Pinheiro.
Profs.: WilsonSanches, Vilze Vidotte, Raquel Lemos, Sandra Regina, Fábio Luiz.
.










IBIRITÉ
2014

Eu sou Ana Maria, nasci na cidade de Belo Horizonte 08 de outubro ano 1981 minha mãe chama – se Maria Das Dores que era dona de casa e meu pai Etelvino que trabalhava comopadeiro. Recebi este nome em homenagem a minha mãe e minha avó paterna que se chama Ana e se juntaram para homenagear as mesmas.
Sou caçula de 5 irmãos , nós passamos por muita dificuldade, pois antigamente era tudo muito mais difícil , mas apesar disso posso dizer que minha infância foi ótima , pois eu era muito sapeca, esperta e tinha todo tempo livre para brincar, aprontar e chorar também, meus paissempre deixavam ir para a rua com meus colegas, pois nos brincávamos muito , a gente jogava bola, pulava corda, brincava de elástico, pega – pega, rouba bandeira e muito mais...
Lembro - me que a escola era longe e não havia transporte escolar, então a minha irmã mais velha me levava e me buscava enquanto minha mãe cuidava dos meus outros irmãos.
Ingressei no Jardim de Infância na EscolaMunicipal Margarida Brochado aos 5 anos de idade e lembro – me das cantigas de roda e também das brincadeiras de passar anel. A hora do lanche nunca esqueci da cantiga assim :
“Meu lanchinho, meu lanchinho vou comer, vou comer pra ficar fortinho, pra ficar fortinho crescer e crescer”.
Então subíamos nas cadeiras para ficarmos grandes. Lá eu fiquei pouco tempo logo após mudamos para a Cidade deSarzedo onde moro ate hoje, logo fomos matriculados eu e meus irmãos na Escola Municipal Juscelino Dias Magalhães onde conclui o meu Ensino Fundamental e minhas melhores recordações neste período foi quando nossa classe foi premiada porque as nossas notas bimestrais surpreendeu as expectativas dos professores então promoveram uma excursão para o clube que se chama Itaminas e me marcou muito porque foia primeira vez que eu fui ao clube e fiquei muito feliz pois ganhamos pipoca e bala, brincamos e foi muito divertido, nunca vou esquecer dessas lembranças mais significativas ate aqui , vividas em escolas municipais, então havia duas professoras exclusivas que marcaram a minha infância e a minha trajetória escolar; Foi na 2° e 3° série .
Elas eram muitos gentis, sensacionais e bastantescarinhosas com seus alunos. As atitudes delas foram muito importantes para o meu aprendizado e sucesso nas series iniciais. Pois as duas ficaram conosco somente a metade do ano. Recordo-me de uma festa que organizaram para a professora Delza da segunda serie foi emocionante e ela ficou muito agradecida, chorou muito de emoção e isso ainda ficou vivo em minha memória.
Também tinha a professora Tâniada terceira serie, pois me recordo de um teatro que foi apresentado sobre o folclore brasileiro, então leu a historia sobre Saci – Pererê e gostei muito foi neste momento que me despertou o interesse pela leitura.
Todo o ensino foi marcado por atividades de instrução que se baseia no ensino da leitura e escrita e outra atividade ligada ao currículo formal de cada serie, recordo - me ainda que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagoga
  • pedagoga
  • PEDAGOGA
  • Pedagoga
  • pedagoga
  • Pedagoga
  • pedagoga
  • pedagoga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!