pec 72

Páginas: 7 (1687 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de informar a respeito de vários assuntos, tais como as formalidades legais e exigências na abertura de clínicas de repouso, as leis que protegem os idosos e os demais equipamentos e adequações necessárias para se ter uma casa de repouso de boa qualidade, onde os idosos possam se sentir acolhidos e protegidos.
Veremostambém sobre a PEC 72, seus pontos positivos e negativos, o que mudou na vida dos empregados e trabalhadores, se houve o aumento ou a diminuição dos contratos de trabalhos de empregadas domésticas, o impacto causado e as formalidades para elaboração do contrato de trabalho antes e depois da PEC 72.



















2. CASA DE REPOUSO

Já pensou em abriruma casa de repouso? O envelhecimento da população brasileira faz com que novas oportunidades de negócio sejam vislumbradas. São cuidados com saúde e com o bem-estar físico e psicológico que devem ser pensados para os mais idosos.
Quando um familiar que cuida deles e tenta auxiliá-los, mas percebe que não consegue dar conta do recado, existe então um risco de surgir problemasmaiores para os velhinhos, como não receberem remédio na hora certa, não tomarem banho direito ou até mesmo serem deixados de lado nos aposentos do próprio lar, podendo desenvolver a depressão.
Em meio a esse cenário, abrir uma casa de repouso parece ser uma boa oportunidade para aqueles que buscam uma ideia de negócio e que; ao mesmo tempo, pretende dar qualidade de vida ao próximo.O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, considerando: O aumento da População de idosos no Brasil; A associação do processo de envelhecimento a condições sociais e sanitárias que demandam atendimento específico; A necessidade de se estabelecerem normas para que o atendimento ao idoso em instituições seja realizado dentro de padrões técnicos elevados, resolve:I - Ficam aprovadas as normas e os padrões para o funcionamento de casas de repouso, clínicas geriátricas e outras instituições destinadas ao atendimento de idosos, a serem observados em todo o Território Nacional.
II - O órgão competente da Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde se articulará com as Secretarias de Saúde, a fim de orientá-las sobre oexato cumprimento e interpretação das normas aprovadas.
Em função das grandes mudanças sociais, as famílias hoje não contam mais com pessoas que passam os dias trabalhando em casa e que, desta maneira, acompanhavam parentes idosos que exigiam cuidados especiais. Para suprir essa necessidade surgem as famosas “casas de repouso”, que vem equipadas com TV, banheiro, frigobare ar condicionado, oferecem àqueles que necessitam de atenção, serviços profissionais especializados, dentre eles: assistência médica e enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, nutrição, além de toda infra-estrutura de hotelaria. Um ambiente acolhedor é uma das propostas da Casa de Repouso. Uma casa de repouso deve ser organizada de forma a atender o idoso da melhor maneirapossível, fazendo com que não se sinta em um hospital, mas num clube de lazer.
Quando o idoso começa a dar sinais de que não consegue desenvolver as atividades cotidianas com a mesma facilidade, é hora de adaptar os ambientes em que ele passa a maior parte do tempo em casa. Melhorar a iluminação da residência e instalar barras de apoio nos banheiros e corrimãos em corredores e escadas é oprimeiro passo importante. Para evitar eventuais quedas, é preciso abrir mão de tapetes e optar por pisos antiderrapantes. Caso não seja possível trocar o piso, faixas de aderência nos degraus de escadas e no próprio piso liso podem ajudar na segurança do idoso. Se não é mais possível manter a infra-estrutura de que o idoso necessita em casa, é hora de procurar uma casa de repouso que possa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PEC 72
  • pec 72
  • pec 72
  • PEC 72
  • pec 72
  • pec 72
  • Pec 72
  • Pec 72

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!