PDCA

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014







CÍCLO PDCA



Abraão Eduardo Cunha Lima
Bruno Braz Pereira
Gisleno Campos
Rodrigo Martins Bezerra
Roberta Estephany Rocha da Silva
Victor Alencar Horta


Fortaleza – Ceará
Fevereiro de 2014
CÍCLO PDCA

ORIGEM:

A origem do PDCA se deu a partir de vários processos ao longo de 300 anos, por fim sendo adaptado pelo engenheiro americano Shewhart, introdutor docontrole estatístico da qualidade. A ideia inicial deste ciclo, era imaginar como iria funcionar a relação humana e o dominio social ao qual pertence. Inicialmente foram definidos cinco passos, são eles: perceber a dificuldade, localizar e definir o problema, sugestão de possíveis soluções, desenvolvimento, observação e experimentação.
Desde o início do século passado, as indústrias se organizavam etinham como base três processos de produção em masssa, originalmente elaborados por Ishikawa, que eram: especificação, produção e inspeção, que no caso era denominado pela sigla PDS (Plan – Do – See), sendo caracterizado como um sitema linear.



Anos depois, Shewhart propôs em sua obra Statistical method from the viewpoint of quality control um novo modelo deprodução não linear, e sim em cíclo. Antes da existência deste método, foram feitas inúmeras transformações e adaptações para a realidade da sociedade e da insdústria. Na década de 80, Deming criou o modelo PDSA (Plan – Do- Study – Action) que defendia a ideia desse formato ser utilizado não só no ambiente industrial, mas por qualquer pessoa na organização. O PDCA foi de fato desenvolvido no Japãoe sendo concretizado como Plan – Do – Check – Action.

DEFINIÇÃO:

PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check , Act que traduzidas significam : planejamento, execução, verificação e ação. Esse método tem como principal finalidade reforça as estratégias e a operação dentro do universo corporativo. Em busca de melhores resultados e da integração dediferentes áreas dentro de uma empresa tendo uma metodologia que ajuda a diagnosticar analisar e resolver problemas relacionados a organização.





FUNCIONAMENTO:

PLAN: Nesse período e feita a identificação do problema e estabelecido o plano de ação e a criação de metas para soluciona o problema.
DO: Nessa etapa o plano de ação dever seposto em pratica.
CHECK: O plano precisa de acompanhamento e verificação. E comum que sejam utilizados nessa fase diagramas de causa e efeito , como Ishikawa.
ACT: Em seguida e necessário padronizar concluir o plano. Ao concluir , crie relatórios para conseguir acompanhar as modificações .





EXEMPLOS DE PDCA EM NOSSAS VIDAS:

PDCA – DIETA:
P – A primeira coisa a se fazer é procurar umprofissional na área de nutrição, e planejar um modelo a ser seguido de alimentação.
D – Após feito o primeiro passo, começar a dieta, seguindo adequadamente todos os requisitos que foram estabelecidos no programa alimentar.
C – Nesta etapa, análisar e verficar o que está acontecendo com seu corpo, pontos positivos e negativos, se realmente o processo está sendo executado da melhor forma ounão.
A – Por fim, identificar o que pode ser feito para melhorar, que alimentos podem ser adequados na dieta, caso não tenha necessidade de fazer nemhum mudança, continuar a dieta como foi planejada.

PDCA – CARNAVAL:
P – O projeto carnaval tem toda uma ciência envolvida. Primeiro, entrar em contato com amigos, conhecidos, familiares, e ver qual e onde vão ser as opções de carnaval. Depois,definir dentre as opções estudadas qual delas é a melhor. Feito isso, entrar em uma academia de musculação.
D – Este é o processo mais dolorido, pois é a hora de perder aqueles 20kg em 2 meses para chegar em boas condições visuais no carnaval. Além disso, trabalhar dobrado, fazendo hora extra e pedindo ajuda de todos os conhecidos para juntar um dinheiro em prol desse festival. Por fim, começar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PDCA
  • PDCA
  • Pdca
  • pdca
  • PDCA
  • pdca
  • Pdca
  • Pdca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!