pcp

Páginas: 20 (4811 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2015
A Psicologia no contexto clínico

Como já vimos em sala de aula e em livros e apostilas, a Psicologia Clínica é a área da Psicologia que lida com a avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças mentais. De acordo com o livro “Psicólogo Brasileiro, página 8”, Lightner Witmer, psicólogo, fundou a primeira clínica psicológica do mundo, nos Estados Unidos, na Universidade da Pensilvânia em 1896. OPrincipal objetivo de Witmer era o de estudar crianças que tinha problemas ou de aprendizagem ou de comportamento.

Antigamente os transtornos mentais eram características de uma possessão “maligna” segundo os religiosos, mas essa teoria, com o passar do tempo, foi perdendo espaço quando essas doenças mentais começaram a se assemelhar com as doenças físicas, daí então, passaram a ser parte deestudos científicos, fazendo com que a Psicologia Clínica ganhasse força como profissão.

Hoje em dia, a Psicologia Clínica é uma das áreas mais procuradas por recém-formados, por ser uma área que aborda várias atividades.

Segundo pesquisas realizadas pelo IBOPE, a Psicologia clínica é a área que concentra mais de 50% dos psicólogos (Daniel Grandinetti 2012).

O psicólogo clínico pode trabalhar emhospitais, clínicas, consultórios particulares ou coletivos, em universidades, em escolas. Ele pode trabalhar com pessoas individualmente ou com pequenos grupos, orientando-os para melhor conhecerem seus problemas, suas potencialidades e as formas de lidarem com as forças que dirigem seu comportamento.

O campo de atuação dessa área é um dos maiores para o profissional da Psicologia, incluindo:saúde mental da criança, do adulto e da terceira idade; problemas de aprendizagem; distúrbios emocionais; dependência química; psicologia da saúde mental, embora o psicólogo esteja diretamente ligado ao campo da saúde, é importante lembrar que ele não pode receitar nenhum medicamento, para isso é necessário encaminhamento do indivíduo ao especialista em medicina.

Como foi citado anteriormente, aPsicologia clínica é um contexto que engloba várias atividades, vamos descrever algumas:

Psicodiagnóstico: essa atividade tem como objetivo conhecer o estado

psicológico do indivíduo, para uma melhor compreensão a fim de ajudá-lo. Envolve testes psicológicos (que são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia), entrevistas, observação, objetivando uma avaliação completa de aspectos cognitivos eafeto-emocionais desde a infância até a velhice. O psicodiagnóstico não é realizado apenas com o objetivo de conhecer, esclarecer ou resolver a situação psicológica do indivíduo, mas também para encaminhá-lo, tendo ou não algum problema, à outros profissionais como psiquiatra, fonoaudiólogos, neurologista, endocrinologistas, nutricionistas e etc.

Psicoterapia: nessa atividade, o psicólogo aplicaum conjunto de técnicas e métodos psicológicos com a finalidade de solucionar problemas, superar dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas que o indivíduo possa ter. Com base no conhecimento teórico do desenvolvimento psicológico, o psicoterapeuta formula intervenções que ajudam o cliente a tomar consciência da origem de seus problemas e lidar de modo mais adaptativo com situaçõesdolorosas do passado ou do presente. Uma modalidade da psicoterapia é a psicoterapia breve, em que o psicólogo clínico tem uma intervenção mais focalizada, buscando atingir objetivos imediatos, em um número reduzido de sessões, aplicará técnicas especificas e para obter respostas mais rápidas. Esse modalidade é mais indicada para pessoas que não tem tempo ou dinheiro para custear uma psicoterapiaprofunda, e também para problemas que necessitam de uma solução imediata, como uma separação, perda de um ente querido, internação hospitalar e etc.

Aconselhamento e orientação: essa é uma atividade mais educativa, com base nos conhecimentos da psicologia, o psicólogo vai ajudar o indivíduo nos seus aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais, não necessariamente com problemas, mas orientando e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PCP
  • pcp
  • PCP
  • PCP
  • PCP
  • O que é PCP ?
  • Pcp
  • Pcp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!