Pbranco

Páginas: 42 (10498 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2015
Entrevista com o Professor Nilo Odália
Anna Maria Martinez Corrêa*
Márcia Regina Tosta Dias**



Apresentação

Os textos que compõem o depoimento que ora se publica nos Cadernos do CEDEM foram extraídos de entrevistas concedidas ao projeto Memória da Universidade, do CEDEM, pelo professor Nilo Odalia. Ao todo foram 3 depoimentos em diferentes momentos. Os dois primeiros, contendoinformações sobre Assis, fazem parte do projeto – Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo. 1923 – 1976. Memória e História. O primeiro depoimento, datado de 17/02/1992, gravado no CEDEM por Anna Maria Martinez Corrêa, tem a duração de 93 minutos, e encontra-se transcrito com 53 páginas. O segundo, foi gravado em 14/04/1992, no CEDEM por Anna Maria Martinez Corrêa e conta com 120minutos de gravação e com 72 páginas transcritas. Um terceiro depoimento, como parte do projeto Uma Universidade Multicampi no interior paulista. Memória e História da criação da Unesp e de seus primeiros anos de funcionamento (1976 – 1984). Uma contribuição ao Arquivo de História Oral do CEDEM. nos foi concedido em 14/04/2002, tendo sido colhido por Márcia Regina Tosta Dias e Anna Maria MartinezCorrêa com 90 minutos de gravação e com 41 páginas de transcrição.

Os textos publicados nos Cadernos Do CEDEM correspondem às primeiras entrevistas. Foram escolhidos alguns tópicos preferenciais, em conformidade com a atuação desenvolvida pelo autor. Os depoimentos, bem como falas do professor Nilo Odalia, procedentes de sua participação em eventos, podem ser consultados, na íntegra, no CEDEM.O professor Nilo Odalia era Professor Titular, tendo atuado na Unesp nos campi de Assis e Araraquara. Foi professor convidado na Universidade de Sorbonne I, durante o período de 1974/75, atuou igualmente na Universidade de Nice e no Institut de Recherche des les Civilisations de l´Occident Moderne, durante o período de 1992/93 . Foi diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Chefede Gabinete do Reitor da Unesp , em 1985, Presidente da Fundunesp (1988/89), e Diretor do Arquivo do Estado de São Paulo (1994/98).

Tem 6 livros publicados, 7 livros em colaboração com outros autores, vários artigos em revistas e jornais especializados.

O acervo documental referente à produção intelectual do professor Nilo Odalia foi doado por seus familiares ao Centro de Documentação eApoio à Pesquisa (CEDAP) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis e encontra-se em fase de organização.




Depoimentos de Nilo Odalia.
Fragmentos de registros da passagem pela Unesp de um intelectual, professor e pesquisador em suas reflexões sobre o saber histórico.


Pensar a história é uma reflexão que se volta sobre nós mesmos, pois é a nós, homens, que queremos conhecer. A lição deFebvre e de Marc Bloch ainda é válida; privilegiamos as estruturas ou as conjunturas, a contingência ou a necessidade, o social ou o cultural, o econômico ou o político, mas estaremos sempre, na verdade, privilegiando o homem, e buscando a nós mesmos.

Formação

Collingwood dizia em sua autobiografia que, para nós, o que importa é a história intelectual e não os fatos que aconteceram consigo.Eu nasci em Osasco em 1929, no dia cinco de setembro de 1929. O fato de eu ter nascido em Osasco teve sua importância na minha formação. Primeiro pelo fato de que Osasco era um bairro de São Paulo que tinha uma história muito peculiar, isto é, ter uma história voltada para a indústria. Desde o momento em que foi criado, sempre foi um lugar industrial. Eu não tenho um passado rural, não conheço arealidade rural, só vim conhecer muito mais tarde, quando fui para Assis. Além do mais, o fato de ter nascido em Osasco me pôs em contato com uma pessoa que foi muito importante na minha formação intelectual, que foi Décio Pignatari.
O Décio, desde criança foi uma pessoa muito importante para todos aqueles que viveram em torno dele, além de ter uma inteligência excepcional ele estava na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pbranco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!