Indice de Desenvolvimento Humano

Páginas: 8 (1880 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2015
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar um país pelo seu grau de desenvolvimento humano.
Renda per capita é um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região e consiste na divisão de renda nacional.

Renda per capita é o nome de um indicador que auxilia o conhecimento sobre o grau de desenvolvimento de umpaís e consiste na divisão do coeficiente da renda nacional (produto nacional bruto  subtraído dos gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população. Por vezes o coeficiente denominado produto interno bruto é usado.
No original em latim, a expressão "per capita" significa "por cabeça", portanto trata-se de uma renda por cabeça, ou seja, considerando-se membrosda população em particular e sua participação na renda total do país.
Embora seja um índice muito útil, por se tratar de uma média amplamente utilizada na literatura econômica em geral, tal coeficiente esconde várias disparidades na distribuição de renda. Um país, por exemplo, pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Também é possível que um paístenha uma baixa renda per capita mas não haja muita concentração de renda, não existindo assim grande desigualdade entre ricos e pobres.Atualmente, os países com a mais alta renda per capita são, em primeiro lugar Luxemburgo, segundo Noruega, e em terceiro os Estados Unidos.




Sobre pib per capita e idh? 
sabe-se que o pib representa a produção de mercadorias e serviços realizada por umadeterminada economia em um determinado tempo.Sabe-se também que essa variavel não é apropiada para análises qualitativas.Neste sentido,o qque podemos falar sobre pib per capita ?E sobre idh?por quê?
Melhor resposta

Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (muito altodesenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDHtambém é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc. 

O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual. 

Índice [esconder] 
1 Origem 
2 Critérios de avaliação 
3Metodologia 
3.1 Atual 
3.2 Antiga 
4 Relatório de 2010 
5 Países mais bem colocados 
5.1 Em cada relatório original 
5.2 Revisão de 2010 
5.3 Revisão de 2009 
6 Países menos bem colocados 
7 Distribuição geográfica 
8 Críticas 
9 Ver também 
10 Referências 
11 Ligações externas 


[editar] OrigemO IDH surge no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e no Relatório deDesenvolvimento Humano (RDH). Estes foram criados e lançados pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq em 1990 e teve como objetivo explícito: "Desviar o foco do desenvolvimento da economia e da contabilidade de renda nacional para políticas centradas em pessoas."[3] Para produzir os RDHs, Mahbub ul Haq reuniu um grupo de economistas bem conhecidos, incluindo: Paul Streeten, Frances Stewart, GustavRanis, Keith Griffin, Sudhir Anand e Meghnad Desai. Mas foi o trabalho de Amartya Sen sobre capacidades e funcionamentos que forneceu o quadro conceptual subjacente. Haq tinha certeza de que uma medida simples, composta pelo desenvolvimento humano, seria necessária para convencer a opinião pública, os acadêmicos e as autoridades políticas de que podem e devem avaliar o desenvolvimento não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IDH
  • Indice de desenvolvimento humano
  • Indice De Desenvolvimento Humano
  • Indice do desenvolvimento humano (IDH)
  • Idh-índice de desenvolvimento humano
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
  • Índice de desenvolvimento Humano
  • Indíce do desenvolvimento humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!