Patologia Silde

1192 palavras 5 páginas
Patologi a Bruna Bertuce – Davi Santos – Erick Carrard –
Gabriel Duarte – Giovanna Assis
1º ETIM ADM Profª Luciana – Ed.Fisica

O que é Patologia?
É o estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células, tecidos e órgãos, que visa explicar os mecanismos pelos quais sugerem os sinais e os
A palavra "patologia" significa literalmente "estudo sintomas das doenças. da doença" e tem origem no grego, onde Pathos = doença e Logos = estudo.

A patologia também pode ser usada como sinônimo de doença.
Quase todos nós nos consideramos pessoas sadias até surgir algum sinal óbvio de doença. No caso de doenças degenerativas crônicas, como a doença cardíaca, a maioria das pessoas não percebe que o processo patológico avança de maneira latente e progride até o ponto em que poderá causar graves complicações, inclusive a morte.
Doenças crônicas e degenerativas do sistema cardiovascular constituem a principal causa de doenças graves e mortes. Estudos revelam que milhões de pessoas sofrem de doenças cardiovasculares, resultando em milhares de mortes e consequentemente custos absurdos para a população, o governo e a indústria privada.

Tratamentos:
Felizmente, a detecção precoce e o tratamento apropriado das diversas doenças crônicas podem reduzir substancialmente sua gravidade e, com freqüência, impedem tanto a incapacitação como a morte. Ainda mais importante, a diminuição dos fatores de risco para determinada doença pode prevenir ou retardar seu surgimento.

Existem várias doenças cardiovasculares diferentes. Nesta seção nos ateremos principalmente àquelas que podem ser evitadas e que afeta a maior parte da população.

Doença arterial coronariana

Na medida que os seres humanos vão envelhecendo, suas artérias coronarianas, que irrigam o próprio miocardio, ficam cada vez mais estreitas em decorrência da formação da placa de gordura ao longo da parede interna da artéria. Esse estreitamento progressivo das artérias em geral é chamado de aterosclerose, e quando

Relacionados

  • engenharia civil
    35249 palavras | 141 páginas