parte da resenha ideologia alemã- Karl Marx

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013







RESENHA
Feuerbach: oposição entre a concepção materialista e idealista
A IDEOLOGIA ALEMÃ – KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS

Professores: Gleyton e Adriano Santos
Aluna: Tuira Tule











Alfenas
Fevereiro de 2013



APRESENTAÇÃO
Resgatar as sínteses filosóficas marxistas no atual momento histórico por que passa a humanidade é imprescindível, se assearmoscontinuar a construir a história do homem e todos os outros seres vivos nesse planeta.
Segundo Marx, citado por Lessa e Tonet (2008, p.14) “[...] não haveria uma essência humana independente da história. Os homens são o que eles se fazem a cada momento histórico”. Afirma que da mesma forma que os homens se fizeram burgueses, também podem se fazer comunistas. A evolução da sociedade capitalista,se não superada, levará a todos a uma total barbárie.
Este trabalho se destina a Disciplina de Ciência Política do 2° período do Curso de Ciências Socias. Teve como objetivo realizar uma resenha da primeira parte da obra Ideologia Alemã dos jovens Marx e Engels. A edição utilizada foi organizada e traduzida pelos professores Sergio Lessa e Ivo Tonet.
A realização deste estudo se somará aoaprofundamento nas obras clássicas do marxismo. Certamente contribuiu para esclarecer os dilemas entre o pensamento materialista e o idealista.



RESENHA:
A obra Ideologia Alemã, escrita entre 1845 e 1846, por Karl Marx e Friedrich Engels, era considerado por eles um “texto falho” e inacabado, que foi publicado apenas em 1932.
O momento histórico-social que foi concebida essa obra foi ummarco para a humanidade, a revolução burguesa, “que é o resultado de um conjunto de transformações: econômicas, políticas, sociais ideológicas e culturais”, que foram impulsionadas pela dinâmica do Capital. Essa obra nasce da necessidade de se fazer a crítica ao modo de pensar idealista e empirista, se fazia e ainda se faz necessária para orientar também a classe proletária, “dominada”, para asuperação da exploração do homem pelo homem. Também traz essa transição do pensamento idealista para a concepção materialista dos autores, os fundamentos do materialismo-histórico-dialético se encontram nesta obra.
Marx e Engels trazem uma crítica ao sistema filosófico da época, cuja fonte determinada era Hegel e se subdividia em dois grupos distintos: os velhos –hegelianos e os jovens-hegelianos,este último Marx havia pertencido quando jovem e ainda quando morava na Alemanha, junto aos filósofos: David Strauss, Bruno Bauer, Max Stiner e o Feuerbach, este último era considerado o mais importante aglutinador do pensamento central dos hegelianos de esquerda.
Este livro traz uma abordagem da concepção materialista da história “distingue os homens dos animais pela consciência, pelareligião, mas essencialmente, os homens começam a distinguir-se dos animais assim que começam a produzir a sua própria subsistência”. Produzindo sua subsistência ele indiretamente estará produzindo a sua vida material.
O desenvolvimentos das forças produtivas, da divisão do trabalho estão em diferentes parâmetros constituídos até o momento, começa a haver a distinção entre o trabalho agrícola e oindustrial, segregando campo da cidade, o comércio marítimo do comércio da cidade entre outros. “ Para as diferentes fases do desenvolvimento da divisão do trabalho são outras tantas formas diferentes para a propriedade”.
A primeira forma de propriedade, é a propriedade tribal, que se estabelece na sociedade primitiva, que é a fase não desenvolvida da produção. A segunda é a propriedade comunal eestatal antiga, que se estabelece a partir a união de várias tribos que originava as cidades, desenvolve-se a propeiedade privada móvel e imóvel, mantendo comum aos cidadãos o poder sobre os seus escravos. A divisão do trabalho está mais desenvolvida e começa a surgir o desacordo entre Estados que representam os interesses da cidade se contrapondo ao Estado que representa os interesses do campo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • "A Ideologia Alemã" de Karl Marx
  • Fichamento
  • Resenha da obra a ideologia alemã (karl marx e friedrich engels)
  • Resenha A Ideologia Alemã (Marx e Engels)
  • Marx, karl & engels, friedrich. a ideologia alemã.
  • A ideologia alemã de Marx
  • Fichamento ideologia alemã marx
  • O Conceito de Ideologia em Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!