Projeto monera

Páginas: 5 (1056 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Monera: Que reino é esse?
Composto pelas bactérias e cianobactérias, trabalhe com os seus alunos os representantes do Reino Monera e apresente suas principais características e funções

 Objetivos
- Conhecer as características gerais do Reino Monera e seus representantes 

Conteúdo
Reino Monera
Anos
Ensino médio
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário 
- Projetor de imagens
-Cópias da reportagem "Bactérias Engordam", publicado em Veja, 28 de novembro de 2012
Flexibilização
Flexibilização para deficiência visual
Para ampliação deste plano, caso haja na sala um deficiente visual, sugere-se que seja feito um modelo das imagens com massa de modelar. É preciso, além disso, deixar claro que o tamanho das bactérias não é o do modelo e sim algo tão pequeno que se tornaimpossível perceber pela visão ou pelo tato.
Desenvolvimento
1ª etapa: introdução ao Reino Monera e o papel das bactérias
Pergunte para a classe o que eles sabem sobre bactérias. Provavelmente, será mencionado que esses microorganismos estão associados a doenças que afetam o homem. Aproveite o momento para desmistificar o papel de "vilã" das bactérias. Apresente para turma a matéria de Veja eescolha alguns alunos para que leiam a reportagem em voz alta. Utilize a reportagem como uma introdução para trabalhar o Reino Monera.
Pergunte à classe se eles sabem quais organismos pertencem ao Reino Monera. Diga à turma que são as bactérias e as cianobactérias (algas azuis) e que atualmente esse Reino é dividido em dois sub-reinos bem diferentes: Eubactérias e Archaeobactérias.

Comece entãopelas bactérias, pertencentes ao sub-reino das Eubactérias. Diga que esses microorganismos são procarióticos, podem viver isolados ou em colônias e são unicelulares. Pergunte para os alunos se eles têm ideia dos locais onde esses microorganismos podem habitar. Diga à classe que existe uma diversidade de habitats, uma vez que as bactérias podem ser encontradas em qualquer tipo de meio: água (doce esalgada), ar, terra e no interior dos seres vivos.
Explique  que existem bactérias patogênicas, ou seja, que causam doenças, mas também, existem as bactérias que não causam mal algum e, pelo contrário, são importantíssimas para a manutenção do nosso organismo. Nesse momento, você pode listar no quadro negro algumas das importâncias desses microorganismos como, por exemplo: as bactériasdecompositoras (reciclagem de matéria orgânica), as participantes do ciclo do nitrogênio e atuantes de processos industriais, aquelas usadas na produção de iogurtes, as que estão presentes na flora intestinal de animais ruminantes e do homem e, finalmente, as que favorecem seu funcionamento e evitando a ação de patógenos.
Para uma melhor visualização das estruturas da célula de uma bactéria,  você podeprojetar a  imagem abaixo:


2ª etapa: cianobactérias e archaeobactérias
Dentro do sub-reino das Eubactérias, além das bactérias, estão presentes também as cianobactérias, conhecidas como algas azuis, devido a um pigmento azulado chamado de ficocianina. As cianobatérias além de procariontes são todas autótrofas fotossintetizantes. Assim como as bactérias, também podem viver isoladas ou emcolônias. Além do pigmento azul que originou o nome desses microorganismos, possuem outros pigmentos como a ficoeritrina, um pigmento de cor vermelha, a clorofila e os carotenóides.
Agora é a vez do sub-reino das Archaeobactérias. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar ou têm alguma ideia de que microorganismos sejam esses. Explique a classe que são bactérias primitivas que podem viver em condiçõesconsideradas adversas para outros seres vivos, provavelmente semelhantes as condições da Terra primitiva.
Essas condições adversas caracterizam essas bactérias, por exemplo, por viverem em condições salinas extremas, chamadas, assim, de halofílicas. Produzirem metano (CH4) e, por isso, chamadas de metanogênicas e as que vivem em águas termais ácidas, suportando altas variações de temperatura,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • monera
  • monera
  • Monera
  • Reino Monera
  • Reino Monera
  • Reino Monera
  • Reino monera
  • Reino Monera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!