Paralisia Cerebral

Páginas: 4 (957 palavras) Publicado: 18 de maio de 2015
Paralisia Cerebral
Introdução
A paralisia cerebral congrega um grupo de afecções permanentes do sistema nervoso central sem caráter progressivo e de instalação no período neonatal. Há váriasabordagens terapêuticas com possíveis benefícios ao paciente com paralisia cerebral, porém poucas embasadas em evidências científicas indiscutíveis.
A abordagem fisioterapêutica teria a finalidade depreparar a criança para uma função, manter ou aprimorar as já existentes, atuando sempre de forma a adequar a espasticidade. Entretanto, o prognóstico da paralisia cerebral depende evidentemente do grau dedificuldade motora, da intensidade de retrações e deformidades esqueléticas e da disponibilidade e qualidade da reabilitação.
Este artigo revisa aspectos clínicos da paralisia cerebral, discutindo afisioterapia e as diversas abordagens terapêuticas utilizadas.

Quadro Clínico
Na observação clínica da paralisia cerebral, deve-se levar em consideração a extensão do distúrbio motor, sua intensidadee, principalmente, a caracterização semiológica desse distúrbio. Assim a paralisia cerebral apresenta várias formas clínicas.
1.Hemiplegia : É a manifestação mais frequênte, com maior comprometimentodo membro superior; acompanha-se de sinais de liberação tais como espasticidade , hiper-reflexia e sinal de Babinski. O paciente assume atitude em semiflexão do membro superior, permanecendo o membroinferior hiperestendido e aduzido, e o pé em postura eqüinovara. É comum hipotrofia dos segmentos acometidos, sendo também possível a ocorrência de outras hemi-hipoestesia ou hemianopsia.
2. Hemiplegiabilateral ( tetra ou quadriplegia) : Ocorrem de 9 a 43% dos pacientes. Ocorrem lesões difusas bilateral no sistema piramidal dando além da grave tetraparesia espástica com intensas retrações emsemiflexão, síndrome pseudobulbar (hipomimia, disfagia e disartria), podendo ocorrer ainda microcefalia, deficiência mental e epilepsia.
3. Diplegia : Ocorre em 10 a 30 % dos pacientes, sendo a forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • PARALISIA CEREBRAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!