Parabola Esopo

Páginas: 4 (828 palavras) Publicado: 29 de março de 2015
Parabola - Esopo
A melhor e a pior coisa do mundo
Há mais de dois mil e quinhentos anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Ele era concurda, feio, mas com uma sabedoria única nomundo. Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou:
            - Toma Esopo. Aqui está esta sacola de moedas. Corre ao mercado. Compra lá o que houver de melhor para umbanquete. A melhor comida do mundo!
            - Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por fino pano de linho. O mercador levantou o paninho e ficousurpreso:
            - Ah, língua? Nada como a boa língua que os pastores gregos sabem tão bem preparar. Mas por que escolheste exatamente a língua como a melhor comida do mundo?
            O escravo, deolhos baixos, explicou sua escolha:
            - O que há de melhor do que a língua, senhor? A língua é que une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A língua é a chavedas ciências, o órgão da verdade e da razão. Graças à língua é que se constroem as cidades, graças à língua podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, do amor, dacompreensão. É a língua que torna eternos os versos dos grandes poetas, as ideias dos grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, se reza, se explica, se canta, se descreve, se elogia,se demonstra, se afirma. Com a língua dizemos “mãe”, “querida” e “Deus”. Com a língua, dizemos “sim”. Com a língua dizemos  “eu te amo”! O que pode haver de melhor do que a língua, senhor?
           O mercador levantou-se entusiasmado:
            - Muito bem, Esopo! Realmente tu me trouxeste o que há de melhor. Toma agora esta outra sacola de moedas. Vai de novo ao mercado e traze o que houverde pior, pois quero ver a tua sabedoria.
             Mais uma vez, depois de algum tempo, o escravo Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto por um pano. O mercador recebeu-o com um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parábola esopo a melhor e pior coisa do mundo
  • Parábola
  • Esopo
  • esopo
  • ESOPO
  • Parabola
  • parabola
  • Parabolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!