ATPS fund e metodol L ngua Portuguesa

2418 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
4º SEMESTRE
TUTORA A DISTÂNCIA: LUDMILLA SAUHI

Cintia Aparecida Atanasio RA 7123535041
Lidiane Teixeira Furlan RA 5570137993
Selma Jaqueline Borim Movio RA 4997025109

Piracicaba­SP
2014

INTRODUÇÃO

Neste espaço, elaborem, com as palavras de vocês, uma breve apresentação, em dois ou três parágrafos, da ATPS. No primeiro parágrafo, seria interessante dizer como foi a organização do grupo para fazer esse trabalho. Para finalizar a apresentação, seria bom falar como o trabalho está organizado e sobre o tema abordado, que é sobre a aquisição da linguagem.

Língua falada e escrita
A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação lingüística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo­se fisionomias.
Na Fala, o emissor utiliza o vocabulário para falar, mas ele também pode se respaldar em outros códigos lingüísticos, como: entonação de voz, gestos, interação com o meio, reações diversas, especialmente com a face.
Além disso, a tendência ao falar é de repetir as idéias, no intuito de reforçar seu ponto de vista para o ouvinte. Não há também a preocupação exacerbada em se colocar todos os acentos e vírgulas nos devidos lugares, mesmo porque a entonação é quem faz o papel de transmitir o significado almejado.
Na escrita, o emissor baseia­se no vocabulário que irá estabelecer a comunicação entre ele e o destinatário.
Além disso, e diferentemente da fala, a escrita exige uma preocupação maior, pois a informação passada não se apagará com o tempo, mas poderá fixar­se por tempo indeterminado. Um exemplo disto é a carta de Pero Vaz de
Caminha sobre o descobrimento do Brasil, considerado documento histórico ou a Bíblia que relata o início e o fim dos tempos.
A necessidade da escrita parece ligar­se ao

Relacionados