PARA QUE SERVE A SENE

Páginas: 6 (1459 palavras) Publicado: 12 de junho de 2015
PARA QUE SERVE A SENE
Cassia angustifolia
Descrição : Da família das Leguminosas, arbusto de flores amarelas cujo fruto é uma vagem achatada com 6 a 8 sementes. Também conhecida como Sene-da-índia. Caracteriza-se por odor fraco característico e é classificado de acordo com o tamanho e cor de suas folhas, sendo as verde-azuladas as melhores e as amarelas mais pobres.
Habitat: A Cássia senna énativa do Egito e Sudão, enquanto a Cássia angustifolia é nativa da Somália e Arábia.
Esta planta famosa cresce em grande parte do Norte de África, Médio Oriente e índia e a sua utilização é quase universal. Foi usada pela primeira vez por médicos árabes no século IX d. C. Com uma forte ação laxante, é eficaz no tratamento temporário da obstipação.
História: Os médicos Árabes foram os primeiros ausar a sena para fins medicinais, com seu uso datando desde o século IX a.C. Desde então esta erva exerce um papel importante na medicina tradicional Árabe e também Europeia, primariamente como um agente catártico. Das folhas é feito o chá que quando administrado exerce um forte efeito laxativo. A dificuldade em controlar a concentração dos ingredientes ativos no chá pode resultar em um efeitoimprevisível. Consequentemente, produtos comerciais com doses estandardizadas foram desenvolvidos, e estes concentrados estão disponíveis em forma líquida, em pó e comprimidos em preparações laxativas disponíveis sem receita médica. O nome da planta é derivado do árabe "sena" e da palavra hebraica "cássia," que juntas significam "descascar," uma referência a casca do caule que facilmente removida.Partes utilizadas : Folhas e vagens.
Origem : Ásia Tropical.
Propriedades
Obstipação : O sene é sobretudo usado para tratar a obstipação aguda e temporária e geralmente é eficaz. O momento mais adequado para a toma é à noite, pois os constituintes ativos presentes na folha e na vagem irritam os músculos do cólon e geralmente causam a evacuação 6-8 horas depois. Normalmente, deverá tomar sene durante,no máximo, duas semanas. Se, passadas duas semanas, a obstipação persistir, consulte o seu médico. Para minimizar os riscos de cólicas, o sene deve ser combinado com um remédio relaxante, como a camomila (Chamomúla recutità), o funcho (Foeniculum vulgare) ou o gengibre (gingiber qfficinalis). Na dosagem adequada, c um remédio seguro. Pode ser tomado durante a gravidez e a amamentação, sendo olaxante preferido para aliviar a obstipação que costuma ocorrer durante a gravidez.
Principios Ativos : glicosídeos dimericos cujas agliconas são compostas de emoldina de aloés e/ou de reina. A maior concentração é de senosídeos A e B, par de estereoisômeros cujas agliconas são diantrona de reina (senidina A e B).

Uso pediátrico: Laxante, para crianças acima dos 12 anos. Uso na gestação e na lactação:Sene é o "laxante estimulante" preferido durante a gravidez e a amamentação. A mobilidade uterina não foi estimulada por senósidos; Nenhuns dos carneiros alimentados com o leite materno apresentaram uma consistência anormal das fezes devido à ingestão de sene pela mãe; Há controvérsias no uso da sene na gravidez, Na Alemanha e Inglaterra ela é contra-indicada, sob alegação de que estimulaçãoendometrial, mutagenicidade e efeitos genotóxicos foram documentados.
Efeitos colaterais: Geralmente, a sena pode causar um descomforto abdominal suave, como cólicas. O uso prolongado pode alterar o balanço eletrolítico. Pacientes com obstrução intestinal devem evitar a sena; O uso crônico de qualquer laxante, particularmente laxante irritante - tal como a sene, frequentemente conduz aodesenvolvimento de uma "síndrome de dependência laxante" caracterizada pela má mobilidade gástrica na ausência de doses repetidas do laxante. Outros relatos de abuso de laxantes incluem a indução da diarreia com laxante, e a osteomalacia e a artropatia associadas com o uso prolongado destes produtos; O uso crônico de heterósidos de antraquinona toi associado com uma hiperpigmentação do cólon (melanosis coli)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sene
  • sene
  • Sene
  • Monografia sene
  • Para Que Serve a Filosofia
  • Planejamento
  • Para que serve o gps?
  • Não serve

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!