Paper

Páginas: 6 (1354 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
RESUMO

O presente trabalho irá abordar a coordenação da gestão de materiais, da produção e da distribuição a dar respostas mais eficazes aos objetivos de excelência que os negócios exigem. Isto significou considerar como elementos ou componentes de um sistema todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição dosmateriais até o ponto de consumo final.

Palavras-chaves: logística empresarial; gerenciamento da cadeia de suprimento; organização logística.

1- INTRODUÇÃO
A cadeia de suprimento tem experimentado mudanças significativas na última década, em função, principalmente, do aumento da competição imposta pela combinação da abertura comercial com a estabilização econômica. Se, por um lado, aestabilização econômica reduziu drasticamente as possibilidades de ganhos inflacionários, forçando as empresas a focar nas atividades fins do negócio, por outro lado, a maior disponibilidade de produtos similares, com a chegada dos importados, aumentou ainda mais a competição no mercado.
De forma geral, as empresas têm reagido a estes movimentos por meio de uma série de mudanças, tanto nos aspectosgerenciais quanto operacionais. Uma das mudanças que pode ser facilmente observada é a busca de relacionamentos mais próximos entre as empresas industriais e comerciais, mediante um esforço de coordenação das operações logísticas. Esta é uma das razões pelas quais as questões logísticas têm crescido de importância na agenda da alta administração. A integração da cadeia de suprimento passou a ser vistacomo uma das maiores oportunidades para a obtenção de ganhos de produtividade no âmbito das empresas.

PROCESSO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Temos duas formas para perceber esse processo, uma dela é a visão de ciclos, onde cada processo é divido em ciclo menores,cada qual com sua responsabilidade, porém prevendo uma interface de comunicação e controle entre eles. Já a segunda é a visão deempurrar e puxar, ou seja, nada mais é que a execução do projeto oferecendo uma reposta ao pedido do cliente, sendo assim o termo usado para puxar, é o inicio com o pedido do cliente, e o empurrar é onde é disparado com antecipação ao pedido do cliente.
Os ciclos menores são divididos em quatros ciclos: ciclo de pedido do cliente, ciclo de reabastecimento, ciclo de fabricação e ciclo de suprimentos.
OCiclo de pedido do cliente acontece entre o cliente e o varejista, é a relação do vendedor desde o momento da proposta do produto, até o momento em que o cliente finaliza o pedido com o mesmo.
Quanto ao ciclo de reabastecimento, é o momento em que o varejista emite um pedido ao vendedor para repor o estoque do produto vendido, atendo uma demanda futura. Ao atender a demanda do cliente, ovarejista precisa repor seu estoque, para isso o contato com o distribuidor ou o próprio fabricante é necessário. Esse abastecimento deve ocorrer de formar rápida a ponto de não interferir na falta do produto ocasionando descontentamento ao consumidor final. Dentro dessa relação existem vários processos, o varejista passa sua necessidade, o vendedor emite o pedido, e o distribuidor ou fabricante envia amercadoria solicitado ao mesmo, ou seja, o objetivo e justamente reabastecer o estoque no prazo e minimizar os custos. Por ultimo, temos o recebimento do pedido pelo varejista, onde o mesmo realiza a conferencia do solicitado com o entregue, atualizando seu estoque de maneira mais eficácia.
O ciclo de fabricação acontece entre o distribuidor e o fabricante, que por sua vez, considera o pedidorecebido e programa sua produção, maximizando a quantidade de pedidos atendidos no prazo, mantendo seus custos baixos.
Já o ciclo de suprimentos ocorre entre o fabricante e o fornecedor, incluindo processos para garantir a matéria esteja disponível para que o processo de fabricação não sofra nenhum atraso. Este processo é semelhante ao processo que ocorre entre distribuidores e fabricantes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paper
  • paper
  • Paper
  • paper
  • Paper
  • Paper
  • Paper
  • Paper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!