panorama do antigo testamento

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Introdução

Este trabalho elucidara de uma forma objetiva os elementos da população livre tratando dos seguintes temas: a evolução social, os notáveis, o povo da terra, os ricos e os pobres, os estrangeiros residentes, os assalariados, os artesão e os comerciantes; em cada temas deste a tentativa é de clarear a relação de cada tema na realidade no Antigo testamento.Os Elementos da População Livre

1. Evolução Social
Na civilização nômade há famílias. Podem ser mais ricas ou mais pobres, mas não se dividem em diferentes classes sociais no interior da tribo. Só há tribos mais “nobres” que outras, e todos os beduínos se consideram “nobres” em comparação aos agricultores sedentários. Nemse quer escravos formão uma classe á parte, mas formão parte da família. Segundo tudo que podemos saber, essa situação foi a mesma em todo o tempo que Israel levou uma existência seminômade.
É bom salientar que a monarquia centralizada introduziu mudanças significativas. Com esta centralização os oficias e funcionários do rei, civis e militares reunidos nas duas capitais ou repartidos emprovíncias como agentes de autoridade, formaram uma casta social desligada dos interesses municipais e , ás vezes em conflito com eles.
È abusivo pretender descobrir na antiga sociedade Israelita os contrastes que conheceram, ou conhecem, outros ambientes humanos, entre “nobres e plebeus”, “capitalistas” e “proletários”. Na realidade em Israel nunca houve classes sociais em sentido moderno, isto é gruposconsistentes de seus interesses particulares e opostos entre si.

2. Os Notáveis
A esses notáveis pode-se sem dúvidas, chamar “nobres” em uma acepção ampla. Mas eles constituem uma nobre em sentido estrito, ou seja uma classe fechada a qual se pertence por direitos de nascimento, que goza de certos privilégios e possui grande pare das terras.
Diante do rei estes oficiais são apenas servos,mas entre o povo tem uma posição privilegiada. Sendo numerosos sobre tudo nas capitais, Samaria e Jerusalém, constituem uma força com a qual o rei poderia contar. O rei poderia lhes da terra, como recompensa de lealdade. São notáveis e em muitos casos não possível distingui-los dos chefes das grandes famílias, nas quais são recrutados com freqüência.

3. O “Povo da Terra”
Os textos falam comfreqüência do “povo da terra” expressão que recebe diferentes explicações. Muitos vêem nela classes social inferior, o comum do povo, a plebe em contraposição à aristocracia ou aos camponeses em oposição aos hábitos da cidade. Outros pelo contrario, querem descobrir nela os representantes do povo no governo, uma espécie de parlamento ou de câmera de deputados. Outros finalmente, reconhecem nela oconjunto dos homens livres, que usufruem de direitos cívicos em determinado território. A analise dos textos mostra que essa última expressão é a mais aceitável para a época antiga, mas que o sentido da formula evoluiu posteriormente.



4. Ricos e Pobres
A pobreza a estava presente em toda a nação de Israel. A grande massa da população dispunha dispunham de um pouco mais do que era necessárioà sua subsistência. Mas avia uma grande parte deles que se encontrava abaixo desse nível vivendo em condições de extrema pobreza. Esses pobres eram em numero suficiente para chamar atenção dos escritores bíblicos. Bem como de israelitas mais caridosos.
Diante do ensino bíblico, temos de reconhecer que se existe pobreza em Israel era porque o povo desobedecera às leis de Deus. Se eles tivessemcuidado uns dos outros devidamente. Os mais abastados ajudando os menos favorecidos, não teria havido pobreza entre eles. Se tivessem obedecido a Deus, todos viveriam em abundância.( Dt 15.4,6)
Com tudo com essa condições ideais eram constantemente frustrados, a pobreza alimentava. E o problema dos pobres este presente o tempo todo, á época de Jacó sobre liderança de Josué, durante a monarquia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Panorama do antigo testamento
  • Panorama do antigo testamento
  • Panorama antigo testamento
  • Panorama do Antigo testamento
  • Resumo Panorama do Antigo Testamento
  • Antigo testamento
  • As Eras do Antigo Testamento
  • Antigo testamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!