Urgencia e Emergencia

Páginas: 18 (4379 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Atuação da enfermagem em urgências e emergências


RESUMO: Buscou-se com este trabalho abordar a importância da atuação da enfermagem nas urgências e emergências hospitalares, pois mostra que os princípios da atenção hospitalar às vítimas de acidentes e violências reúne de forma complexa a estrutura física, a disponibilidade de insumos, o aporte tecnológico e os recursos humanosespecializados para intervir nas situações de emergência decorrentes dos acidentes e violências. As emergências são as principais portas de entrada desses pacientes no hospital; considerando a gravidade das lesões, a assistência demandará ações de diferentes serviços e poderá exigir um tempo considerável de internação, acarretando um custo elevado. Diante dessa pesquisa busco estudar como vem se dando aprodução cientifica brasileira sobre a atuação da enfermagem durante os procedimentos de urgência e emergência no período de 2000 a 2010? Tendo por objetivo geral: Analisar a produção cientifica sobre a atuação da enfermagem durante os procedimentos de urgência e emergência no período de 2000 a 2010. E como objetivos específicos; Analisar a importância do atendimento emergencial; Descrever as competênciasda enfermagem durante as emergências.
Palavras –chave: Emergências; Urgências; Enfermagem; Cuidados.

1 INTRODUÇÃO
Devido ao crescente aumento no número de atendimentos de urgência e emergência no país, gerados pelos “acidentes” de trânsito, violência, e doenças de varias etiologias, sobretudo cardiovasculares, surge no Brasil à necessidade de um atendimento rápido e especializado em prestaros primeiros socorros a estes doentes de traumas e males súbitos, ainda na cena do fato. Para promover este atendimento, são enviadas ambulâncias de suporte básico e avançado, de acordo com o quadro da vítima, contando ainda com equipes de saúde, altamente qualificadas, mostrando que este cuidado reduz o número de óbitos e suas complicações atribuídas a ausência de socorro imediato e adequado.
Oatendimento pré-hospitalar, seja móvel, seja fixo, tem como premissa o fato de que, dependendo do suporte imediato oferecido à vítima, lesões e traumas podem ser tratados sem gerar seqüelas significativas.
Para Malvestio e Sousa (2002), embora ainda existam muitas dúvidas a respeito do impacto da assistência pre-hospitalar sobre o êxito do tratamento alcançado pelas vitimas por ele atendidas, nãose pode negar sua contribuição no sentido de redução do tempo de chegada ao hospital adequado, bem como das intervenções iniciais apropriadas a manutenção da vida.
A relevância deste trabalho é dar ênfase às informações com finalidade de planejamento das atividades da enfermagem, tendo em vista que traumas graves provocados por acidentes e violências e males clínicos são os principais tipos deagravos que exigem atenção específica. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a unidade de emergência é destinada a promover serviços de saúde requeridos com caráter de emergência e urgência para prolongar a vida da vítima ou prevenir conseqüências críticas, os quais devem ser proporcionados imediatamente.
Os serviços de emergência possuem como características inerentes o acesso irrestrito;o número excessivo de pacientes; a extrema diversidade na gravidade no quadro inicial, tendo-se pacientes críticos ao lado de pacientes mais estáveis; a escassez de recursos, a sobrecarga da equipe de enfermagem; o número insuficiente de profissionais na área de saúde; o predomínio de jovens profissionais; a fadiga; a supervisão inadequada; a descontinuidade do cuidado e a falta de valorizaçãodos profissionais envolvidos (DALCIN,2005).
De acordo com Guido (1995), o atendimento inicial do paciente traumatizado acontece em três etapas sucessivas: na cena do acidente; durante o transporte e no centro hospitalar.
As unidades de emergência são locais apropriados para o atendimento de pacientes com afecções agudas específicas onde existe um trabalho de equipe especializado e podem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urgencia E Emergencia
  • urgencia e emergencia
  • urgencia e emergencia
  • A urgência e emergência
  • urgência & emergência
  • urgencia e emergencia
  • UrgÊncia e emergência
  • Urgencia e emergencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!