Outros

Páginas: 94 (23307 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS LOUVORES CIFRADOS
(LEIA COM ATENÇÃO!)

Atualizado em: 24/02/2009

Este material contém louvores cifrados da coletânea para flauta doce e flauta transversal, e obedece às introduções, arranjos, duração das notas e tempo dos louvores entoados na ICM Parque do Flamengo, Viana – ES.

Verifica-se de uma igreja para outra que alguns louvores são entoados demaneira diferente em termos de introduções, arranjos e tempo. Pode-se observar também que duas ou mais igrejas fazem o mesmo arranjo para um mesmo louvor, só que com algumas notas e duração das mesmas diferentes. Portanto, um ou mais louvores cifrados podem ser alterados de acordo com a entoação do mesmo pelo grupo de instrumentistas da referente igreja. Cada cifra deste material está escrita damaneira como cada louvor é entoado na ICM Parque do Flamengo, Viana – ES, porém o(a) instrumentista pode adicionar, alterar ou excluir notas e arranjos conforme desejar.

Observação: esta diferença será reduzida apenas a alguns arranjos do meio nos louvores quando a coletânea em partitura (nível III) estiver pronta, em meados de 2009. Desta forma, as introduções e tempo das notas contidos nestematerial serão adaptados à forma padrão que a coletânea em partitura trará.

As introduções e arranjos dos louvores cifrados também podem ser utilizados por outros instrumentos com afinação em C (violino, viola, violoncelo e trombone).

Alguns dos louvores já possuem suas respectivas partituras (para o caso da flauta transversal), e os arranjos contidos nas partituras podem ser diferentes dosarranjos contidos na cifra. Nesse caso, o(a) flautista transversal pode se sentir à vontade em escolher tocar o que está na cifra ou na partitura. Apesar das diferenças, o material procura ajudar, principalmente, aos que tocam flauta doce, encaixando-se com a mecânica do instrumento. Além disso, serve como um bom exercício para a execução de escalas e ganho de agilidade dos dedos, sendo então estematerial recomendado para os principiantes, tanto na flauta doce quanto na flauta transversal.

Nos louvores cifrados, existem notas graves (ex.: B), notas normais (ex.: C) e notas agudas (ex.: D). Isso porque os arranjos foram cifrados com base no teclado, abrangendo uma escala de 3 oitavas (do C2 até o C5), tendo como nota-base o A padrão 440Hz (A3). Então, um B é o B2 do teclado, um C é o C3do teclado, um D é o D4 do teclado, e assim por diante. Comparando a escala utilizada do teclado com a escala das flautas doce e transversal, verifica-se que a escala da flauta doce vai do C4 até o D6 (sendo o número na frente da nota a correspondente oitava do teclado), abrangendo pouco mais de 2 oitavas, enquanto que a flauta transversal vai do C3 até o C6 (também sendo o número na frente danota a correspondente oitava do teclado), abrangendo 3 oitavas. Para ajudar o(a) instrumentista nos louvores que possuem notas graves, segue abaixo uma tabela explicativa.

Flauta
Arranjo contém...
Fazer...
Doce
Somente N
N → N1 ou N2

N e N
N → N1


N → N2

N e N
N → N1


N → N2
Transversal
Somente N
N1 → N1 ou N2

N e N
N → N1 ou N2


N → N2 ou N3

N e N
N → N1ou N2


N → N2 ou N3
OBS.: N é uma nota qualquer, sendo N nota grave, N nota normal e N nota aguda. Os números na frente da nota N (1, 2, 3) referem-se à nota da 1ª oitava, 2ª oitava e 3ª oitava da flauta, respectivamente.

Alguns símbolos estão representados ao longo dos louvores cifrados, indicando o que deve ser feito. Os símbolos que aparecem são os seguintes:
C D E – as notassublinhadas são de curta duração (nível de colcheia ou semicolcheia), e as mesmas devem ser feitas rapidamente.
C D (tr.) – trinada (nível de fusa em duração).
((C)) / (( | )) – sustentar a nota ou a pausa (fermata), com duração variável (2 a 4 tempos).
C
[D] – a nota entre colchetes e que está abaixo da outra nota é “alternativa”, ou seja, pode-se tocar usando a nota padrão ou a alternativa....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OUTROS
  • outro
  • Outros
  • Outros
  • OUTROS
  • Outros
  • outros
  • outros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!