os sofistas

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
OS SOFISTAS

O termo ‘’sofista’’ significa ‘’sábio’’, ‘’especialista do saber’’, apesar da ideia positiva que transmite, esse grupo passou a ser associado negativamente pela posição polemica deAristóteles e Platão a cerca deles. O movimento sofista foi desvalorizado e tido como um momento de decadência da filosofia grega até o século XX, quando foi reavaliado e tomado como elo essencial paraa história do pensamento antigo.
Os homens pertencentes a esse movimento, eram portadores de uma eloquência incomum e propunham ensinar qualquer coisa aos cidadãos. No entanto, suas técnicas nadamais eram do que a persuasão, convencendo seu interlocutor em um debate, seja pela emoção, seja pela passividade deste. Ardilosos oradores, os sofistas fascinavam àqueles que ouviam suas palestras,ensinando como transformar um argumento fraco em um argumento forte e vice-versa. Visavam objetivos práticos e por isso era essencial a busca por alunos, trazendo a questão educacional para primeiroplano.
Os sofistas provocaram uma revolução na discussão filosófica da Grécia antiga, deslocando o eixo de discussão da physis e do cosmo para o homem e aquilo que o cerca, centrando assim o seusassuntos na ética, politica, retorica, arte, língua e educação, dando início ao período humanista.
O nascimento da sofistica foi permitido por dois principais fatores, o pensamento ‘’físico’’ ter chegado aoseu limite, sem conseguir resolver muitas questões, o que trouxe a necessidade de algo novo para resolver as inquietações da sociedade; e a crise na aristocracia, acompanhada do crescente poder dopovo, que pôs em crise também os valores tradicionais. O conhecimento de novos costumes, novas tradições e novos povos fez com que os sofistas adotassem o relativismo, ao perceberem que não há umaverdade absoluta, que resultou numa confiança ilimitada nas possibilidades da razão.
O grande sucesso dos sofistas, principalmente entre os jovens, é explicado pelo fato de que eles souberam responder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sofistas
  • Sofistas
  • Os Sofistas
  • os sofista
  • Os sofistas
  • Sofistas
  • Sofistas
  • Os sofistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!