OS REFLEXOS DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA COM LÂMPADAS NOS PRÉDIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: UM ESTUDO DE CASO.

Páginas: 31 (7698 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS






OS REFLEXOS DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA COM LÂMPADAS NOS PRÉDIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: UM ESTUDO DE CASO.





Mariana Magalhães



MARINGÁ
2012
MARIANA MAGALHÃES




OS REFLEXOS DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA COM LÂMPADAS NOSPRÉDIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: UM ESTUDO DE CASO.





Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Final de Graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá sob a orientação do professor Manoel Quaresma Xavier.





MARINGÁ
2012


MARIANA MAGALHÃES




OS REFLEXOS DO ESPERDÍCIO DEENERGIA ELÉTRICA COM LÂMPADAS NOS PRÉDIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL




Trabalho de Conclusão de Curso aprovado no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá, como parte do requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.




Aprovado em: ____/____/___

BANCA EXAMINADORA

Prof.:___________________________­­___________________________________________

Prof.:_______________________________________________________________________

Orientador:__________________________________________________________________
Os reflexos do esperdício de energia elétrica com lâmpadas nos prédios da Universidade Estadual de Maringá: uma questão de responsabilidade social.


RESUMO
O presente artigo tempor objetivo demonstrar os efeitos do desperdício de energia elétrica com lâmpadas nos prédios da UEM, cujo propósito é levar a comunidade acadêmica à uma reflexão a respeito de suas ações enquanto cidadãos neste ambiente. Para que este objetivo possa ser atendido, foi feita primeiramente uma pesquisa exploratória, apresentando uma discussão teórica sobre responsabilidade social, cidadania,educação fiscal e a importância do controle de custos na gestão pública, gastos com energia elétrica e desperdício da mesma. De posse desse conhecimento, foi efetuado um estudo de caso, ou seja, levantou-se o número de lâmpadas ligadas desnecessariamente em 118 prédios do campus sede que provocam desperdícios, bem como os efeitos que causam. Por meio deste constatou-se que somente com lâmpadas ligadasexternamente aos prédios há desperdício de R$26.307,00 (vinte e seis mil trezentos e sete reais), que representa 0,55% sobre os R$4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) em média de gasto com energia elétrica durante o ano. Também foi possível verificar que uma das causas destes custos adicionais se refere a falta de percepção dos usuários deste bem público em não desligar aslâmpadas quando não há necessidade destas permanecerem acesas e que se torna indispensável que conceitos voltados para cidadania sejam reforçados constantemente, com o intuito de gerar uma maior conscientização e, conseqüentemente, amenizar estes problemas de forma eficiente, trazendo melhorias ao ambiente que é comum a todos.

Palavras-chave: responsabilidade social, cidadania, gestão pública,energia elétrica, desperdício.

1 Contextualização
O papel de cada cidadão deveria ser o de averiguar se os recursos públicos estão, e como estão sendo aplicados, com o intuito de amenizar de forma eficiente os problemas advindos de desperdícios e desvios de toda natureza. Para isso seria necessário que os membros de uma sociedade buscassem se informar e se conscientizar.
Os recursos financeirospara aquisição de bens de interesse público são provenientes dos tributos pagos pelos cidadãos. Daí surge o direito e o dever de se exigir que estes recursos sejam aplicados no atendimento das necessidades coletivas e de fiscalizar se isto está realmente sendo praticado.
Atualmente com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) combinado com a Lei de Acesso a Informação (LAI), exige-se que haja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso: Inovação em ação: O Apagar da lâmpada elétrica
  • Universidade Estadual De Maringá Madalena
  • UEM (universidade estadual de Maringá)
  • O desperdício de energia elétrica no brasil
  • Criação de Empreendimentos de Base Tecnológica com Conhecimentos Gerados em Pesquisa: um estudo de caso do...
  • Desperdício de energia elétrica
  • UM ESTUDO DE CASO EM DUAS EMPRESAS DO RAMO DE ENERGIA ELÉTRICA
  • A inclusão no ensino superior: estudo de caso na universidade estadual de goiás, unu-iporá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!