graduando

Páginas: 4 (855 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resenha do capítulo Estado, cultura popular e identidade nacional do livro ‘ Cultura Brasileira e Identidade Nacional, Renato Ortiz.

Neste capítulo o autor aponta sobre a grande discussão sobrea relação do popular da identidade nacional, por muitas vezes serem considerado algo parecido. O autor aponta que o que é popular não é a mesma coisa do que a identidade de algum lugar. Ele citaautores como Silvio Romero e Gilberto Freyre, que tinham o mesmo pensamento sobre essa relação, que o Brasil é fruto de miscigenação, mistura racial. Silvio considerava seu trabalho ‘’popular e étnico’’por conta disso. O brasileiro foi considerado uma mistura de três raças: a branca, a negra e a índia.
Cultura popular e identidade nacional se agregam nos movimentos políticos e históricos de 1920,com Mario de Andrade e seus estudos sobre folclore, criação do departamento de cultura. Essa associação foi vista como uma luta contra o colonialismo, onde Estado e identidade se juntam.
Osmarxistas não achavam muito importante estudar o nacional, já para outros intelectuais como Gramsci foi discutido o nacional e o popular, justamente por estar sendo estudado juntamente com a unificaçãoitaliana. Com isso o estado italiano foi entendido juntamente com as influências culturais e pensamentos dos grupos sociais da época. Chega-se a uma conclusão, que a problemática do nacional e populargirava em torno do estado.
No Brasil, autores como Euclides da Cunha tentavam compreender os problemas sociais e tentavam elaborar uma nova identidade a partir disso. A preocupação com uma identidadebrasileira, qual característica que diferenciava o homem brasileiro dos outros começava a surgir, isso também porque o país se modernizou graças à revolução de 1930, o Estado Novo. Com isso o estadotentava reinventar uma identidade que eles queriam que fossem do homem brasileiro, eles utilizam a memória coletiva para transformar em nacional, em identidade ‘’autenticamente’’ brasileira.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • graduando
  • graduando
  • Graduando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!