Os processos de planejamento na construcao das politicas sociais no brasil

Páginas: 6 (1422 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
Jandiara Sales Barbosa
Rita de Cássia Coutinho de Souza
Rosângela de Araujo Almeida dos Reis
Sandra de Alcantara Barbosa
Veraci Pereira dos Santos Freitas
HOMOFOBIA NA ESCOLA
Não amar, isso sim é preconceito

Salvador
2012
Jandiara Sales Barbosa
Rita de Cássia Coutinho de Souza
Rosângela de Araujo Almeida dos Reis
Sandra deAlcantara Barbosa
Veraci Pereira dos Santos Freitas
HOMOFOBIA NA ESCOLA
Não amar, isso sim é preconceito
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Comunicação e linguagem, Educação e Diversidade:relações étnico-raciais, O trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos e Psicologia da Educação II eProdução Textual interdisciplinar Individual.
Profª: Lilian Lima, Prof. Fábio Luiz, Profª. Vilze e Prof.Carlos Eduardo
Tutora eletrônica: Lilian Amaral
Tutor de sala: Prof. Sidnei Lima
Salvador
2012
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,  ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois oamor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,  jamais extinta”.
(Nelson Mandela)
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo combater o preconceito a homofobia visando o caso do aluno Paulo de 14 anos que sofreu preconceito em sala de aula, que chegou aos extremos em ameaças de morte sendo assim gestores, professores, a escolaem si, tem uma extrema responsabilidade em trabalhar a NÃO HOMOFOBIA, pois temos uma visão que “NÃO AMAR ISSO SIM É PRECONCEITO”.
Ao se propor uma educação pautada na afetividade sexual, a escola deve valorizar e respeitar a opção sexual de seus alunos, combatendo a discriminação, por meio de debates e valorizando a descoberta de resultados positivos na educação, que permita a todos a“oportunidade de se libertar de ideias e sentimentos nocivos em relação à sexualidade” (GANDRA & outros, 2003). Frente à proposta de se trabalhar nos cursos de formação de professores a afetividade sexual, “deve se levar em consideração que a sexualidade envolve pessoas e, consequentemente, sentimentos, que precisam ser percebidos e respeitados”. (PCN, 1997).
Portanto, na visão dos gestores, épossível sim combater a homofobia, criando campanhas com novas metodologias e envolvendo professores, pedagogos, pais de alunos, e os próprios estudantes onde haverá uma conscientização a não homofobia.

homofobia na escola
A abordagem do assunto homofobia nas escolas pode até deixar alguns pais receosos, mas é necessário entender que é importante que o respeito às diferenças esteja presente nocurrículo.
O preconceito é um assunto que tem ganhado notoriedade na mídia principalmente quando lemos sobre o nosso estudo de caso, que foi utilizado como base para realização do trabalho, a historia do aluno Paulo que como ele tantos outros sofrem com piadinhas, apelidos, xingamentos, agressões física e até atentado à própria vida.
Informar é o primeiro passo para a quebra do preconceito. Muitospartem do pressuposto de que a bissexualidade e a homossexualidade são desvios de caráter, uma doença ou ainda algo contagioso. A psicologia já demonstrou que ninguém sabe explicar cientificamente porque as pessoas são heterossexuais, bissexuais ou homossexuais. Há fatores biológicos, psicológicos e sociais, mas é impossível determinar uma única causa. Em uma sociedade como a nossa, qualquer umque saia da norma heterossexual é imediatamente tratado com descaso, desprezo, humilhação e até com violência física. È isso que chamamos de Homofobia.
Homofobia tem o significado sendo: homo, pseudoprefixo de homossexual,  fobia do grego medo, aversão irreprimível é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação à lésbicas, gays, bissexuais e, em alguns casos, contra HYPERLINK...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
  • os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
  • os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil
  • os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
  • OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL.
  • os processos de planejamentos na construção das politicas sociais no brasil
  • os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil
  • Os processos de planejamento na construção das politicas sociais no Brasil:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!