Os jogos, a brincadeira,e o brinquedo como facilitador no ensino fundamental

Páginas: 51 (12739 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015

1 INTRODUÇÃO


Atualmente têm-se associado as noções de educação e ludicidade. Normalmente diz-se, que o jogo, o brinquedo são meios, pedagógicos, que todo brinquedo é educativo; que a escola maternal é uma escola onde se brinca.
Desse modo a ludicidade e um assunto que vem conquistando um espaço cada vez maior, principalmente no âmbito educacional, e o brinquedo sendo visto como a essência dainfância a sua utilização permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento.
Lúdico é uma palavra que vem do latim "ludus" e significa brincar. Este brincar abrange os jogos, brinquedos e divertimentos, sendo relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. Dessa forma, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seudesenvolvimento e sua compreensão de mundo.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte da vida da criança independente de época, cultura e classe social, pois elas vivem num mundo de sonhos, de encantamento, de alegria, de fantasia, onde realidade e faz-de-conta se chocam. O ato de jogar desenvolve o pensamento, a descoberta de si mesmo, a possibilidade de experimentar, de criar e detransformar o mundo.
Despertar na criança o prazer, o interesse em sala de aula, socializar, desenvolver a capacidade criativa, a resolução de problemas de modo espontâneo, livre da opressão e do autoritarismo é o grande desafio do educador, atualmente. Dessa forma é necessário facilitar o aprendizado, proporcionando um trabalho prazeroso, interessante, induzindo a criança ao prazer das descobertas, dasrealizações de experiências, da necessidade de instruir-se, construindo seu próprio conhecimento, buscando caminhos e respostas aos seus anseios.
A educação por se tratar de um processo permanente está sempre diante de mudanças culturais, económicas, sócio-política ocorridas na sociedade, exigindo desse modo, renovações e dinamismo na prática pedagógica. Atualmente já ocorrem mudançassignificativas no ato de educar, porém ainda não é suficiente, pois há uma grande divergência entre a teoria e a prática, ocorrendo assim grande déficit da prática em sala de aula, onde ainda é grande o autoritarismo, o ritual dos conteúdos, das avaliações e o cumprimento de carga horária comprometendo o desenvolvimento da criança cm diversos aspectos.
O desenvolvimento das ciências da educação aponta o jogo,o brinquedo e a brincadeira como elementos indispensáveis à educação e ao desenvolvimento infantil e também para a construção do conhecimento. Pelo brincar diz Vygotsky, "a criança reorganiza suas experiências" VYGOTSKY apud KISHIMOTO (1996, p. 58-64). Oferecendo espaço para a criança brincar, cria-se possibilidades e situações favoráveis para a reconstrução do conhecimento.
Pelo brincar acriança passa a lidar com as emoções e equilibra as tensões provenientes, do seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal, formando a personalidade. Para Piaget "o brincar implica uma dimensão evolutiva", PIAGET apud KISHIMOTO (1996, p.58-64). As crianças com diferentes idades, características próprias, desenvolvem padrões culturais diferentes no brincar.
O estudo visa discorrersobre a função do jogo, brinquedo e brincadeira utilizados em sala de aula, como recursos pedagógicos, de modo a auxiliar na construção e aquisição de conhecimentos; como meio de possibilitar e facilitar a socialização, o desenvolvimento infantil, a formação da personalidade, sendo marcado pela transmissão oral, de modo educativo, que introduz conteúdos escolares e habilidades a serem adquiridospor meio da ação lúdica.
Sendo um trabalho fundamentado a partir de pesquisas bibliográficas, consultas de documentos, proposta pedagógica de uma escola pública que foi utilizada como alvo de pesquisa, onde foi aplicado questionários e entrevistas com alunos de Ia ao 5a ano do Ensino Fundamental, com pais, professores e diretores, da respectiva escola em relação a utilização de recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos, brinquedos e brincadeiras no ensino de matemática na educação infantil
  • A importancia dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais do ensino fundamental
  • Jogos, brinquedos e brincadeiras
  • Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore.
  • O Jogo O Brinquedo E A Brincadeira
  • jogos brinquedo e brincadeira
  • Jogos, brinquedos e brincadeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!