Estudo para prova integradora

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Antropologia (Prof. Nelson)
CULTURA- A cultura é a totalidade dos conhecimentos, das crenças e teorias, das artes, dos valores, leis e normas, costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo Homem enquanto membro da sociedade. A cultura é uma totalidade onde se conjugam estes diversos elementos materiais e simbólicos. A cultura varia no tempo e no espaço, varia com as épocas emomentos históricos, varia de lugar para lugar, pelo que nunca há uma única cultura, mas múltiplas culturas. O padrão cultural é o conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores comuns aos membros de uma determinada cultura.
CULTURA IMATERIAL- É uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, exemplo:o saber, a fé, lendas, musicas, costumes, festas, danças, etc.
CULTURA MATERIAL- Está relacionado com a finalidade ou sentido que os objetos têm para um povo. O material físico, objeto ou artefato é entendido pelos seres humanos como um legado, como algo é para ser apreendido, usado e preservado, que ensina a reproduzir o mesmo objeto ou a guardar a sua memória.
ETNOCENTRISMO- Um indivíduoetnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhor do que as das outras culturas. A visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito.
RELATIVISMO CULTURAL- É um método de se observar sistemas culturais, sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema culturalsem nenhum pré-conceito. Adquirem, assim, seus próprios sistemas de valores e sua própria integridade cultural.
CULTURA IDEAL- Um conjunto de comportamentos que, embora expressos verbalmente como bons, perfeitos, para o grupo, nem sempre são freqüentemente praticados.
CULTURA REAL- É aquela em que, concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas.ZETÉTICA- acreditava que a pesquisa científica do direito deveria vir acompanhada de uma respectiva problematização relacionada a seus conceitos, pondo-os em comparação com fatos, valores, fins, tradições, etc. A Zetética vai além das fontes formais, problematizando-as, procurando identificar suas origens sociais, históricas, políticas etc. para contextualizar o Direito de cada época e lugar.TEORIA DOGMÁTICA- Procura rejeitar aspectos que não sejam meramente jurídicos, Hans Kelsen fundou a escola da teoria pura do direito positivo, cujo princípio metodológico fundamental é o da exclusão, dentro da ciência jurídica, de todos os elementos estranhos.
ANTROPOLOGIA- é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. Uma reflexão sobre as sociedades, o homem e o seucomportamento social. Estudar o ser humano e a diversidade cultural, envolve a integração de diversas disciplinas que procuram refletir sobre as dimensões biológicas, sociais e culturais.
SINCRETISMO RELIGIOSO- É a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso. O processo de sincretismo está intrinsecamente ligado às relações de comunicaçãoentre grupos sociais heterogêneos, ou seja, com diferentes culturas, costumes e tradições. 
RACISMO- Consiste em uma atitude depreciativa não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico. Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO (TGE-JULIANO SEPPE)
1-CITE AS FORMAS DE NASCIMENTO E EXTINÇÃO DOS ESTADOS
EXTINÇÃO DOS ESTADOS
CAUSA GERAL- falta de população, território e governo
CAUSAS ESPECIFICADAS: A CONQUISTA- estado enfraquecido é invalido por forças estrangeiras ou dividido violentamente por um movimento separatista.
A EMIGRAÇÃO- sob pressão toda a população...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SIMULADO DA PROVA INTEGRADORA
  • estudo para prova
  • Estudo Da Prova
  • estudo da prova
  • Estudo para prova
  • Estudo para prova
  • estudo prova
  • ESTUDO PARA PROVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!