Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os fundamentos do serviço social na contemporaneidade

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
Os fundamentos do Serviço Social na contemporaneidade






O texto vem relatar os fundamentos históricos e teórico/metodológico do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade, particularizando as décadas de 80, 90 e os primeiros anos do século XXI.
O que se coloca inicialmente é explicar como se constituem e se desenvolvem no Serviço Social brasileiro as tendências deanálise e as interpretações acerca de sua própria intervenção e sobre a realidade social na qual se move. É claro que estas tendências, derivadas das transformações sociais que vem particularizando o desenvolvimento do mundo capitalista em nossa sociedade.
O ponto de partida consiste do processo de incorporação pela profissão, de idéias e conteúdos doutrinários do pensamento social da IgrejaCatólica, em seu processo de institucionalização no Brasil, das principais matrizes teórico metodológicas acerca do conhecimento do social na sociedade burguesa.
Tecer algumas considerações sobre este processo é buscar compreender diferentes posicionamentos, lógicas e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional do serviço social em sua trajetória e que persistem até osdias atuais com novas articulações, expressões e redefinições. Relação que vai imprimir à profissão em uma abordagem da "questão social" como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais, incidirá sobre valores e comportamentos de seus "clientes" naperspectiva de sua integração à sociedade, ou melhor nas relações sociais vigentes.
É, na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando-se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social daIgreja face à questão social. No que se refere à Doutrina Social da Igreja merecem destaque nesse contexto as encíclicas “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII de 1891, que vai iniciar o magistério social da Igreja no contexto de busca de restauração de seu papel social sociedade moderna e a “Quadragésimo Anno” de Pio XI de 1931 que, comemorando 40 anos da “Rerum Novarum”” vai tratar da questãosocial, apelando para a renovação moral da sociedade e a adesão à Ação Social da Igreja.
O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, ao entrar em contato com o Serviço Social norte americano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista.Efetivamente, a reorientação da profissão, para atender às novas configurações do desenvolvimento capitalista, exige a qualificação e sistematização de seu espaço socio-ocupacional tendo em vista atender às requisições de um Estado que começa a implementar políticas no campo social. A legitimação do profissional, expressa em seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão sócio técnica do trabalho,vai colocar o emergente Serviço Social brasileiro frente à matriz positivista, na perspectiva de ampliar seus referenciais técnicos para a profissão.
O conservadorismo como forma de pensamento e experiência prática é resultado de um contra movimento aos avanços da modernidade, e nesse sentido, suas reações são restauradoras e preservadoras, particularmente da ordem capitalista real.No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social, abordando as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas. O método positivista trabalha com as relações aparentes dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade
  • Resumo: Os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade
  • Resumo de Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade
  • Fundamentos historicos e teóricos. serviço social na contemporaneidade
  • O serviço social na contemporaneidade
  • Serviço Social na Contemporaneidade
  • O serviço social na contemporaneidade
  • Resenha de o serviço social na contemporaneidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!