OS ESTUDOS DA TV POR ASSINATURA NO BRASIL

Páginas: 39 (9562 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015


III Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho
Novo Hamburgo, RS - 2005

GT de História da Midiologia
_______________________________________________________________


OS ESTUDOS DA TV POR ASSINATURA NO BRASIL

É Nome: Graça Penha Nascimento Rossetto
Cargo e instituição vinculada: Jornalista, formada pela Faculdades Integradas São Pedro/ Faculdade de Educação e Comunicação (Faesa) ESRESUMO

Este trabalho consiste em um levantamento bibliográfico do que vem sendo estudado no Brasil sobre a TV por assinatura, transformando-se em um artigo sobre a própria história da pesquisa em TV paga no país. Tal levantamento analisa as pesquisas encontradas observando os temas e abordagens mais freqüentes ao assunto, além de demonstrar algumas lacunas sobre a pesquisa a respeito da TV pagabrasileira. A metodologia utilizada baseou-se sobretudo em um levantamento bibliográfico e histórico, através da documentação indireta e análise documental. Um garimpo que buscou diversas instituições de ensino superior que oferecem o curso de Comunicação Social e conduziu a pesquisa às cento e oitenta e sete (187) publicações que de alguma forma tratam da TV paga brasileira, em sua maioria dando aoassunto um enfoque político e econômico.

Palavras-chave: Estado da Arte – TV por Assinatura – Pesquisa em Comunicação

1. INTRODUÇÃO

Os estudos sobre a televisão por assinatura brasileira estão, em geral, espalhados em algumas ocorrências de mais de 30 anos de história dessa nova forma de transmitir e assistir televisão. Apesar de terem alguns focos onde são mais freqüentes, as pesquisas que sededicam a esse tipo de televisão estão, em uma modesta maioria, diluídas em publicações que não tratam exclusivamente da TV paga, muitos em textos que se quer parecem abordar o assunto, mas que acabam encontrando uma boa brecha para tratar da segmentação e da TV por assinatura.
Neste trabalho foi possível observar que os estudos sobre essa tecnologia acompanharam o seu desenrolar legal ehistórico, aumentando conforme o assunto ganhava repercussão e diminuindo quando aumentavam-se os entraves e sufocavam-se as discussões. Resultado de anos de disputa legal e discussões a portas muitas vezes fechadas é a Lei nº8.977 de 6 de janeiro de 1995, a chamada Lei do Cabo, que acabou ganhando um final feliz graças ao apoio e intervenção da sociedade, se tornando um processo único na histórialegislativa brasileira como a experiência mais democrática de elaboração de uma lei.

1.1 História

O primeiro sinal do que seria a televisão por assinatura no Brasil surgiu com a transmissão a cabo em 1958, na cidade de Petrópolis (RJ), com o objetivo de melhorar a recepção de sinais da TV convencional. A movimentação para a instalação do serviço de televisão por assinatura ganhou novo fôlego em 1971,uma época em que não se tinha uma estrutura econômica ou legal definidas, somente tentativas isoladas de implantação. A primeira distribuidora de sinais de TV por pagamento foi em 1971, subsidiária da TV Globo, a Televisão por cabos Ltda. (TVC), atuando em edifícios no Rio de Janeiro. Três anos mais tarde a Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS) apresentou um projeto de montagem daestrutura de uma televisão segmentada na cidade de gaúcha de Venâncio Aires. A instituição tinha como objetivo estudar a nova tecnologia de transmissão, o que foi negado pelo Ministério das Comunicações (Minicom), alegando já ter recebido propostas de grupos particulares.
Foi verificado então que a intenção do governo era instalar o serviço sem qualquer discussão para não abrir espaço para concorrência.Essa tentativa foi, no entanto, barrada pela Associação de Promoção da Cultura em 1975, que denunciou o projeto secreto para o sistema de distribuição por cabos do Minicom.
Mesmo sem legalização, em 1976 empresários de São José dos Campos implantaram o sistema a cabo, eram sete canais convencionais com mais qualidade. Porém a iniciativa não durou muito tempo e a operadora logo foi fechada....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A TV Por Assinatura No Brasil
  • tv por assinatura
  • Tv por assinatura
  • Tv por assinatura
  • Tv por assinatura
  • Tv por assinatura
  • TV por Assinatura
  • ASPECTOS REGULATÓRIOS E CONCORRENCIAIS NA INDÚSTRIA DE MÍDIA: UMA ANÁLISE DO MERCADO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!