Crescimento Da Classe Emergente: Contextualização Socioeconômica da TV Brasileira E Histórico Da Teledifusão

4234 palavras 17 páginas
Crescimento Da Classe Emergente: Contextualização Socioeconômica da TV Brasileira
E Histórico Da Teledifusão
Thiago Ferreira BASÍLIO1
Tales TOMAZ2
Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP
RESUMO: O presente artigo debate as transformações sociais ocorridas no Brasil desde o surgimento da televisão em 1950 e como esse veículo atingiu e se adaptou às diversas facetas socioeconômicas ao longo das décadas. O escopo escolhido foi o de identificar na atualidade a forma como a TV atinge diferentes públicos da mesma camada social, no caso a classe C. A pesquisa foi elaborada no suporte de autores como Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Eric
Hobsbawm, Mario Ferraz Sampaio, Pedro Ivo de Assis Bastos, Francisco de Assis Silva,
Cynthia Gorney e Paul Singer. A metodologia utilizada foi a pesquisa empírica baseado em dados de entrevistas com questões fechadas.
PALAVRAS-CHAVE: Classe C. TV por assinatura. TV aberta. Público alvo.

INTRODUÇÃO
O Brasil passa por uma fase de transformações sociais. O fortalecimento da conhecida
“classe C” traça um novo perfil de consumidores das programações televisivas gratuitas do país. Com base nisso, de que forma as grandes redes (como Globo, Record, SBT, Band e
RedeTV!) atendendo a essa crescente demanda?
A melhor condição financeira da população possibilita um investimento maior em educação. O público mais escolarizado desenvolve e apura a sua capacidade seletiva na definição do que vai tomar o seu disputado tempo. Portanto, se faz necessário o debate para repensar aquilo que ficou tantos anos “no ar”. Esse velho formato torna-se cada vez mais desinteressante à representativa parcela dos consumidores da atual conjuntura social.
Na era em que a palavra de ordem é “comunicação”, é inconcebível a ideia de incomunicabilidade. Por isso, a televisão tenta dialogar na mesma “altura” do seu público.
Atualmente acompanhamos a ascendência social de muitos brasileiros que agora possuem outro padrão

Relacionados

  • Livro
    189599 palavras | 759 páginas