OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA PARA HIPERTENSOS

Páginas: 9 (2196 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
CENTRO EDUCACIONAL – UNINTER



















OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA PARA HIPERTENSOS







BIANCA ALICE SPIRONELO

















HERVAL D’OESTE

2013

BIANCA ALICE SPIRONELO









OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA PARA HIPERTENSOS










Trabalho de Conclusão de Curso, como artigo científico,apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Metodologia da Educação Física do Centro Educacional UNINTER de Curitiba, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Metodologia da Educação Física.













HERVAL D’OESTE

2013

OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA PARA HIPERTENSOS




Bianca Alice Spironelo


RESUMO: O desenvolvimento desse trabalho tem porobjetivo,identificar e enfocar quais os benefícios da atividade física para pacientes hipertensos.
Atualmente, uma das maneiras bastante difundidas para o combate à hipertensão e controle da pressão arterial é a prática de atividade física aeróbia de baixa intensidade. Ainda é necessário adquirir hábitos de vida mais saudáveis, abandonando o fumo, reduzindo o consumo de alimentos calóricos e principalmente adiminuição da quantidade de sal utilizada diariamente em suas refeições. Como papel principal desta nova vida o abandono do sedentarismo é o grande auxiliar para a redução da pressão arterial. Além de acompanhamento frequente de profissionais especializados em várias áreas da saúde para a identificação dos melhores métodos para o tratamento da mesma.

PALAVRAS – CHAVE: atividade física,benefícios, hipertensos.


1. INTRODUÇÃO

A hipertensão é uma das doenças crônicas que mais atinge a população mundial adulta, cerca de 30%. Muitos são os fatores que desencadeiam o aumento da pressão arterial, os mais comuns são: hereditariedade, obesidade, sedentarismo, fumo e ingestão de bebidas alcoólicas. Com a identificação desta doença outras patologias podem ser desenvolvidas, como alteraçõesestruturais no coração (cardiopatia, insuficiência cardíaca), no cérebro (encefalopatia), nos rins (nefropatia) e vasos arteriais.
Para a redução da pressão arterial de repouso é necessária a prática regular de exercícios físicos, associados com o tratamento farmacológico. Os efeitos benéficos ficam claros quando da prática de exercícios aeróbios e de força, sendo que comprovadamente os aeróbiossão os que mais efeitos benéficos podem resultar.
Inicialmente o paciente hipertenso deve reavaliar seus hábitos alimentares, seu estilo de vida, abandonando o fumo, reduzindo o consumo de alimentos calóricos e principalmente a diminuição da quantidade de sal utilizada diariamente em suas refeições. Como papel principal desta nova vida o abandono do sedentarismo é o grande auxiliar para aredução da pressão arterial.
Todo hipertenso deve praticar atividade física, mas sempre com acompanhamento de um educador físico, pois devido ao desenvolvimento de algumas patologias existem exercícios que são restritos para certos pacientes. Contratempos podem acontecer se as atividades forem realizadas de maneira errada, ou, atividades físicas não recomendadas à classe de hipertensos, podendo assim,agravar a situação do paciente.
Estudos comprovam que os exercícios aeróbios como, caminhada, corrida, ciclismo, natação, dança, ginástica aeróbia e hidroginástica, com frequência de 3 a 5 vezes por semana com duração de 30 a 60 minutos por sessão podem reduzir a pressão arterial em 10 mmHg. Já o treinamento de força deve ser trabalhado como auxiliar do treinamento aeróbio, sempre com restrições,principalmente quanto à intensidade e duração dos exercícios.

2. HIPERTENSÃO ARTERIAL

Estudos indicam que, a hipertensão é uma doença silenciosa. Pessoas com estilo de vida sedentária, com uso do tabagismo, sobre peso e obesidade, casos na família, são fortes indicadores para desenvolver a doença cardiovascular.
“A hipertensão arterial é o termo clínico que descreve a condição na qual a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade física para hipertensos
  • BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA SEGUNDO OS IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
  • Influencia da atividade fisica em adultos hipertensos
  • A importância da atividade física para indivíduos hipertensos
  • beneficios da atividade fisica na gestação
  • Benefícios da atividade física
  • Beneficios da atividade fisica na gestacao
  • beneficios da pratica da atividade fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!