Os benefícios da prática da educação física escolar aos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Páginas: 25 (6116 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR AOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
RESUMO
O presente trabalho, de natureza qualitativa interpretativa, tematiza sobre os benefícios da Educação Física Escolar aos alunos que apresentam diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Trata-se de uma pesquisa realizada com professores e comos próprios portadores do transtorno, tendo como objetivo principal identificar e analisar de que maneira a prática de Educação Física Escolar pode contribuir para amenizar os efeitos do TDAH , além de identificar como é percebido o déficit pelos professores e a metodologia que utilizam. O trabalho de campo foi realizado em duas escolas da rede municipal do estado do Rio Grande do Sul, sendoconstituído por um estudo de caso de dois alunos com o referido transtorno. Utilizou-se para a coleta de dados desta investigação as observações das aulas de Educação Física, entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores da disciplina, as quais foram gravadas, transcritas fielmente e devolvidas para validação. Ainda como instrumento de coleta de dados utilizou-se a análise de documentosque regem a organização dos sistemas de ensino em questão, além das anotações de campo. A partir da análise das informações obtidas no presente estudo, verificou-se que a Educação Física Escolar poderá contribuir significativamente com a inclusão dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, desde que seu profissional apresente conhecimento nestas áreas.

Palavras chaves:déficit de atenção, hiperatividade, expressão corporal.

INTRODUÇÃO
Observando a realidade escolar dos alunos que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode-se dizer que comumente são rotulados como inquietos, impulsivos, sem limites e incapazes de concluir seus planos. Essas crianças costumam apresentar dificuldades em sua vida social, profissional e familiar, o quemuitos não entendem, é que não são assim para desafiar ou contrariar os adultos, o que ocorre é que possuem um distúrbio que o fazem agir diferentemente do esperado.
Esta questão gera muitos conflitos na vida dos envolvidos, e com este trabalho, o que pretende-se é identificar e analisar de que maneira a prática de Educação Física Escolar pode contribuir para amenizar os efeitos do Transtorno deDéficit de Atenção e Hiperatividade na vida dos alunos que apresentam o referido distúrbio.
Para tanto, realizou-se uma investigação utilizando a abordagem qualitativa interpretativa, com a utilização do estudo de caso. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas semi-estruturadas. O campo de estudo foram duas escolas da rede municipal do estado do Rio Grande do Sul, que possuemcasos de alunos com diagnóstico deste transtorno. Os colaboradores foram pais e professores de Educação Física, de crianças com o déficit, bem como as próprias crianças.
Dentre os autores consultados, pode-se identificar a concordância de ser este um tema complexo, que apresenta muitos aspectos a serem analisados. Os estudos ainda estão buscando respostas a questões referentes as causas e ostratamentos do transtorno.
Este trabalho apresenta a coleta de informações buscando facilitar o entendimento sobre o assunto, para aqueles, que assim como nós, em algum momento de suas vidas, necessitou de um maior conhecimento sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que neste trabalho, para que seja facilitada a leitura, será identificado pela sua sigla, TDAH.


1 REFERENCIALTEÓRICO
1.1 TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Este capítulo relata informações sobre as características, as causas, o tratamento, além de orientações sobre como lidar com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância.
Este transtorno, em geral, é caracterizado pelas inúmeras dificuldades na escola e no relacionamento com as demais crianças, pais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Educação Física como Intervenção para alunos com Transtorno e Déficit de Atenção/Hiperatividade
  • ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE
  • O transtorno de deficit de atenção / hiperatividade – tdah no contexto escolar: mudanças na prática...
  • Programa escolar de manejo do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
  • O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM JOVENS COM IDADE ESCOLAR
  • Transtorno Déficit de Atenção/ Hiperatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!