Origem do dinheiro

Páginas: 6 (1460 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Origem do Dinheiro


Ao longo de séculos de desenvolvimento, o homem começou a sentir a necessidade de ter maior conforto e a reparar no seu semelhante, e nesse meio de descobrimento de necessidades individuais, surgiram as primeiras trocas.
O sistema de troca durou vários séculos e deu origem ao surgimento de vocábulos como "salário" - pagamento feito através de sal. As primeiras moedas(peças representando valores) surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C. e, a necessidade de guarda-las em segurança, deu origem aos bancos.
Os primeiros responsáveis por cuidar das moedas foram os negociantes de ouro e prata. Por terem cofres e guardas a seu serviço, ofereciam este serviço aos seus clientes, sendo que para esta função, geravam recibos com as quantias guardadas. Essesrecibos passaram, com o tempo, a servir como meio de pagamento por seus possuidores e assim surgiram as primeiras cédulas de "papel moeda", ao mesmo tempo em que a guarda dos valores em espécie dava origem a instituições bancárias.
Os primeiros bancos reconhecidos oficialmente surgiram, respectivamente, na Suécia, em 1656; na Inglaterra, em 1694; na França, em 1700 e no Brasil, em 1808.
Fonte:Livro "Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984".
http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/menu/cmb/sobreCMB/origem-dinheiro.jsp
Com o tempo e desenvolvimento da sociedade humana, as instituições financeiras, assim como os tipos de investimentos financeiros evoluíram e, atualmente, existem inúmeros investimentos financeiros que podem ser realizados por qualquer investidor quedisponha de capital nas inúmeras instituições financeiras.
Por princípio, todo capital aplicado, em qualquer investimento, recebe uma remuneração. Porém, todo capital parado e não investido perde o que poderia estar recebendo sob forma de juros, configurando uma perda. O entendimento das condições de aplicações do capital são essenciais para que seja feita uma decisão financeira ótima, ou seja,aquela que visa à maximização da riqueza do investidor e o conhecimento dos tipos de juros é fundamental para essa maximização.


Juros são a remuneração da capitalização do dinheiro no tempo, ou seja, é o valor que se paga ao investidor por sua aplicação durante um determinado período de tempo, com prazo determinado.
Hoje as instituições financeiras operam com capitalização simples ecapitalização composta.
CAPITALIZAÇÃO SIMPLES

Neste regime de capitalização, os juros de cada período são sempre calculados sobre o capital inicial, sendo que o valor dos juros a serem pagos é definido no início da operação financeira e este valor é calculado uma única vez sobre o capital inicial.
Enquanto durar a operação financeira, os juros permanecem constantes e não são novamente recalculados,independente se o montante da operação aumentou ou diminuiu ao longo do tempo.
Para calcular os juros é necessário determinar a taxa de juros, que é definida entre as partes, do valor da operação e do prazo. A taxa de juros é uma taxa, normalmente expressa em porcentagem, que determina quanto será descontado do valor em questão por um determinado período (meses ou anos), por exemplo, 10% ao mêsou 20% ao ano. A taxa de juros deve estar sempre na mesma unidade de tempo que os períodos de aplicação, caso contrário, haverá erro no cálculo de qualquer variável em questão.
O cálculo dos juros simples se dá pelo produto do valor do Valor Principal (VP) vezes a Taxa de Jutos (i) vezes o prazo (n) : Juros = VP x i x n
Por definição, o Valor Futuro (VF) deve ser igual a o Valor Principal maisos Juros: VF = VP + VP x i x n
Exemplo:
Daqui a dois anos, você vai precisar de R$ 1.500,00 para renovar o estoque da sua loja. Considerando que sua aplicação possui taxa de juros simples de 20% ao ano, quanto você precisa aplicar hoje?
Temos que, VF = 1.500 ; n = 2 ; i = 0,2 ; VP = ?
Utilizando a fórmula VF = VP + VP x n x i  1.500 = VP + VP x 2 x 0,2  1.500 = 1,4 VP
VP = 1.0741, 43...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • origem do dinheiro
  • A origem do dinheiro
  • A Origem do Dinheiro
  • Origem do dinheiro
  • Origem e evolução do dinheiro
  • Texto A Origem Do Dinheiro 2014
  • Origem histórica do crime de lavagem de dinheiro
  • Dinheiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!