Sujeito e realidade

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


Resenha critica



Amanda Soares 3º ano
Professora: Silma





Filosofia
-Sujeito e Realidade
Com a origem da filosofia houve certo descompasso entre aordem das coisas e a do pensamento, ou seja, um acreditava que a percepção do movimento não passava de engano dos sentidos, já o outro acreditava que a ilusão consistia em crer na identidade. Osubtítulo “Conhece-ti a ti mesmo” quer mostrar que a razão é o principal elemento constituinte da natureza humana, sendo responsável pelo acesso ao verdadeiro conhecimento e à verdadeira virtude de maneiracrítica o autor tem razão em suas afirmações, afinal a razão é uma verdadeira virtude.
Na antiguidade, o pensamento socrático ressaltou a possibilidade de a alma humana conhecer a si mesmo. Com issochegou até a atualidade uma tese por meio da obra escrita dos diálogos platônicos. A marca dessa corrente de pensamento era a dúvida, uma vez que seus seguidores negavam a possibilidade de acesso dohomem à verdade, julgando impossível atingir o conhecimento seguro e livre de enganos.
Durante a época do renascimento a Europa viveu várias mudanças em relação ao pensamento medieval, com isso, houvea valorização do homem e a exaltação de sua racionalidade contribuindo para ampliar os interesses científicos. O foco do tema “Penso, logo existo” mostra que na época do século XVII o conhecimentocientifico foi de certa maneira exaltado, acreditando-se que razão humana era capaz de desvendar leis por meio de cálculos matemáticos, valorizando cada vez mais a técnica e a experimentação como meiospara ampliar a compreensão e facilitar a transformação da natureza.
Uma nova corrente de pensamento surgiu na Europa, no século XVII e XVIII com o qual se opõem ao Racionalismo. Foi denominada deEmpirismo, que defendia que nossas idéias se formam com base na experiência. Mesmo com diferenças, o autor transmite que o racionalismo e o empirismo tinham dois aspectos comuns:
-acreditavam na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sujeito como construtor da realidade social
  • Sujeito Construtor da Realidade Social
  • O aluno como sujeito construtor da realidade social.
  • A educação comprometida com a transformação do sujeito e da realidade social
  • A realidade social do aluno: sujeito construtor e construído
  • O aluno como sujeito construtor e construído da realidade social
  • Resumo mesa 11: a produção de sujeitos: a tensão entre ficção e realidade
  • Sujeitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!