organelas

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SUMÁRIO

Plastos............................................................................................................ 8
1.7 Mitocôndrias....................................................................................................9
1.8 Ribossomos.................................................................................................. 9
1.9Centríolos..................................................................................................... 10
2 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................11



INTRODUÇÃO

Em biologia celular, organelas ("pequenos órgãos") são compartimentos delimitados por membrana que têm papeis específicos a desempenhar na funçãoglobal de uma célula. As organelas trabalham de maneira integrada, cada uma assumindo uma ou mais funções celulares.
O nome "organela" vem da ideia de que estas estruturas são os órgãos da célula, como os órgãos são para o corpo (daí o nome organela, o sufixo -ela sendo um diminutivo). As organelas são identificadas por microscopia e também pode ser purificadas por fracionamento celular. Existemmuitos tipos de organelas, particularmente em células eucarióticas. Enquanto os procariontes não possuem organelas, alguns contêm microcompartimentos à base de proteínas, que são supostamente ​​para funcionar como organelas primitivas.
Nas páginas que se seguem será abordado as principais organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções.
1. ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
Organelas são pequenos"departamentos" dentro de uma célula, cada uma com uma função, e são elas que fazem com que a célula trabalhe corretamente. Seguem abaixo as principais organelas:
1.1. Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático corresponde a uma rede de canais delimitados por membranas lipoproteicas e que têm função importante de transporte dentro das células. Ele se comunica com a carioteca e tem, além dafunção de transporte, outras funções relacionadas com suas duas principais regiões, conhecidas por retículo endoplasmático:
Granuloso – possui ribossomos aderidos à membrana.
Não granuloso – não possui ribossomos aderidos à membrana.
Retículo endoplasmático granuloso e retículo endoplasmático não granuloso são os termos definidos pela nomenclatura atual. No entanto, é frequente encontrarmos anomenclatura antiga: retículo rugoso ou granular e retículo liso ou agranular, respectivamente.
O retículo não granuloso participa da síntese de lipídios, inclusive os do grupo dos esteroides, como o ergosterol (presente em células vegetais) e o colesterol, produzido por animais. Ele é bem desenvolvido em células de certas glândulas e em células que produzem lipídios, como as do fígado.
1.2. Complexogolgiense
O complexo golgiense é uma organela constituída por numerosos sáculos interligados, normalmente localizados nas proximidades do núcleo e do retículo endoplasmático granuloso. Tem a função de modificar e eliminar secreções proteicas, cuja produção ocorre no retículo granuloso.
Em células do sistema digestório, o complexo golgiense produz um açúcar complexo, que se combina com proteínas,formando um mucopolissacarídeo, que protege as células de revestimento dos órgãos, evitando que elas sofram a ação das enzimas digestivas.
1.3. Vacúolos
Você já conhece um tipo de vacúolo: o vacúolo pulsátil (contráctil), que é típico de protozoários de água doce. A concentração interna desses seres frequentemente é maior do que a de seu ambiente, o que condiciona a entrada de excesso de águapor osmose. A função do vacúolo pulsátil é exatamente expulsar esse excesso de água, garantindo a sobrevivência do protozoário.
Um tipo de vacúolo exclusivo de plantas e de certas algas é o vacúolo de suco celular, que contém uma solução de açúcares, sais, proteínas e outras substâncias dissolvidas em água. Essas soluções podem ser incolores ou coloridas, como ocorre nas células de flores e na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • organelas
  • Organelas
  • Organelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!