Organelas Citoplasmápaticas

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1)INTRODUÇÃO:
As células eucarióticas apresentam uma organização mais complexa com estruturas chamadas de organelas. As organelas foram historicamente identificadas com o uso de alguma forma de microscópio e através do fracionamento de células. Cada uma das organelas desempenha funções distintas, relacionadas às atividades metabólicas das células como:
 Mitocôndrias;
 RetículoEndoplasmático;
 Núcleo;
 Vacúolo;
 Nucléolo;
 Flagelos;
 Complexo de Golgi.
A existência ou a ausência dessas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.
4
2)DESENVOLVIMENTO:
2.1) Mitocôndrias:
- O que são e qual a sua composição:
São corpúsculos esféricos ou alongados, membranosos (membranas semelhantes à plasmática), que aparecem imersos no hialoplasma em número variável ns diferentescélulas. Essas organelas são constituídas por uma matriz limitada por duas membranas, a externa e a interna, separadas por um espaço intramembranoso. A membrana externa é "lisa" e mais permeável que a membrana interna. A membrana interna apresenta dobras chamadas cristas mitocondriais que aumentam substancialmente sua superfície. A sua composição química é de proteínas, citocromos nucleotídeos(ADP, ATP, FAD, NAD e NADP) e DNA. A matriz mitocondrial é constituída de um material de consientência fluída, a substância coloidal, que preenche a mitocôndria. É nela e nas cristas mitocondriais que localizam o DNA, RNA e alguns ribossomos.
- Função:
A mitocôndria é responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula. Tanto nas células animais comonas células vegetais, essas organelas abrigam duas etapas importantes da respiração celular: O ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons (matriz) e a cadeia Respiratória (cristas). Na respiração celular, as mitocôndrias são responsáveis pelo processo de fosforilação oxidativa, que é a transformação de energia através da degradação de alimentos e do consumo de oxigênio.
- Organelas presentesnas células vegetais e animais.
2.2) Retículo endoplasmático:
- O que é e qual a sua composição:
O reticulo endoplasmatico é uma rede de membranas dupla lipoprotéica espalhada pelo hialoplasma, formando sacos achatados (cisternas), vacúolos, vesículas e túbulos. São conhecidos dois tipos de retículos
 Retículo Endoplasmático Agranular - Constituido apenas por membranas.
 RetículoEndoplasmático Granular - que possui ribossomos aderidos ao externo das membranas, o que confere um aspecto granulado.
5
- Retículo Endoplasmático Agranular:
Possui enzimas associadas às membranas que se comunicam com a carioteca e a membrana plasmática por movimentos.
- Funções:
*aumenta a superfície interna da célula, ampliando o campo de atividade enzimática, e assim, facilitando a ocorrência dereações metabólicas;
*Facilita o intercambio de substancias entre a célula e o meio ambiente;
*Auxilia a circulação intracelular;
*Armazena substancias do hialoplasma no interior de cavidades;
*Regulação da pressão osmótica através do armazenamento de substancias;
*Produção de lipídios, como triglicerídeos, fosfolipídios e esteróides;
*Realiza transporte e armazenamento de substancias;
-Estrutura presente em células animais e vegetais, porém, em células vegetais, em parte hipertrofiadas do REA, são armazenados sais, água, açúcares e pigmentos.
-Retículo Endoplasmático Granular
Retículo endoplásmático com ribossomos associados em suas membranas.
-Funções:
Desempenha todas as funções do RE não granular e ainda sintetiza proteínas.
- Estrutura presente em células animais e vegetais.2.3) Núcleo:
- O que é e qual a sua composição:
Organela presente somente em células eucarióticas, que contém o DNA da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo tem geralmente forma arredondada, mas há núcleos ovóides, elípticos, ramificados e irregulares, dependendo do tipo de célula. Ele apresenta quatro componentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organelas.
  • Organelas
  • organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • organelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!