OPTO ACOPLADORES

292 palavras 2 páginas
OPTO ACOPLADORES

Finalidade:
Também são chamados OPTICO-ACOPLADORES, OPTICO-ISOLADORES ou FOTO-ACOPLADORES.
Um opto acoplador é uma ligação que conecta dois circuitos através de luz por esta ligação.
A ligação ótica é feita dentro de um chip especialmente desenvolvido para está finalidade. Onde um Diodo Emissor de Luz dentro do Chip envia sua luz para um foto diodo, foto transistor ou outro dispositivo que seja foto sensível a luz.
Quando este dispositivo foto sensível recebe a luz do emissor, a resistência entre seus terminais diminuí. Esta alteração da resistência serve para ativar ou controlar outro circuito.

Funcionamento:
Um opto-acoplador é projetado para resistir altas voltagens (500v a 10kv) entre sua entrada e saída e este é um de seus principais parâmetros . Que indica o ISOLAMENTO, Também chamado de ISOLAÇÃO .
A outra principal vantagem de um opto-acoplador é a facilidade para ter a ENTRADA e a SAÍDA ligadas a potenciais diferentes. Isto que também é chamado de isolamento significa que os dois circuitos podem ter "terra diferente " ou ainda um trabalhar em corrente continua e o outro em corrente alternada .

Características:
Todos os opto-acopladores tem a mesma característica - UM CIRCUITO ATIVA OUTRO CIRCUITO POR UMA LIGAÇÃO ÓPTICA - PASSANDO INFORMAÇÃO DE UM CIRCUITO PARA OUTRO. Através de um transmissor de luz e um receptor de luz.
Há várias diferenças entre opto-acopladores. Alguns têm um transistor, triac ou Schmitt Trigger SAÍDA, alguns têm isolamento alto e outros têm uma velocidade alta de operação. Alguns transmitirão informação auditiva e digital, outro transmitirá só informação digital.
Podem ser usadas versões de transistor para transmitir informação digital ou auditiva.

Esquema de ligação:

Bibliografia: http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2092-coletnea-de-circuitos-para-optoacopladores http://dieletronica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1677797829_04

Relacionados