oriente medio

Páginas: 21 (5036 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

O Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico.
A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões dequilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. É composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.





















RELIGIÃO
Nesse subcontinente surgiram as três maiores religiões monoteístas (doutrina ou corrente religiosa quereconhece a existência de um único Deus) do mundo, são elas: o islamismo, o cristianismo e o judaísmo. O islamismo é a religião que detém o maior número de adeptos no Oriente Médio, são aproximadamente 253 milhões de pessoas. Assim, é possível notar que o cristianismo e o judaísmo figuram como minorias religiosas nessa porção do mundo.
Desde sua fundação até os dias atuais, o islamismo jáatingiu a África; parte da Ásia, em países com grande população absoluta, como a Índia, Indonésia e Malásia. Além de seguidores em países da Europa, como Espanha e Inglaterra.
Existem cerca de 900 milhões de mulçumanos fora do Oriente Médio. Atualmente, é a religião que mais cresce no mundo, sendo a segunda maior do planeta. O conjunto de países que possui como religião predominante o islamismo recebeo nome de mundo islâmico.
No oriente médio a religião com maior número de seguidores é o Islamismo (90% da população). É uma religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas. Os segmentos do Islamismoque possuem maior quantidade de adeptos são a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas. Ao contrário do que muitos pensam, o Islamismo não é dividido apenas em sunitas e xiitas, existem vários outros grupos menores, entre eles estão os drusos e os alauítas.

A segunda maior religião em números de seguidores no Oriente Médio é o Cristianismo. A região abriga cerca 12 milhões de cristãos, muitos deigrejas árabes, como a Copta ou a Maronita, que estão entre as mais antigas do Cristianismo. Os países com a maior quantidade de cristãos são a Síria e o Líbano.










GEOGRAFIA E DEMOGRAFIA DO ORIENTE MÉDIO
O clima predominante no Oriente Médio é seco (desértico) e a região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são o Tigre e o Eufrates, entre os quais há a Mesopotâmia,região muito fértil para a agricultura e berço da civilização mesopotâmica.
Mesmo atravessando uma região árida, de poucas chuvas, os rios Tigre e Eufrates não secam, porque suas nascentes encontram-se numa região de muita chuva na Turquia. A água é um recurso natural muito escasso no Oriente Médio. Há previsões de que nesse século haverá muitas guerras e conflitos pela posse da água. Muitospaíses precisam importá-la ou dessalinizar água do mar para obter água potável. Essas medidas, contudo, são caras.
ECONOMIA
A região sofre com as influencias climáticas, boa parte de suas terras estão sob climas desérticos, fator limitante na produção agropecuária. Apesar disso os paises tem procurado vencer as dificuldades. Paises como Iraque e Arábia Saudita tem investido muito em Irrigaçãoartificial, o Iraque usa como meio os Rios Tigres e Eufrates.
Os principais produtos agrícolas são: cevada, trigo, frutas, cana-de-áçucar, beterraba, milho, café e tâmaras.
A Turquia produz beterraba, algodão, azeitona, cevada, frutas, milho, nozes, sementes de girassol, tabaco e trigo.
Israel, tem grande destaque, possui industrias voltadas para produtos de alto valor, e usa-se nesse país...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oriente medio
  • oriente medio
  • Oriente Medio
  • Oriente médio
  • Oriente médio
  • Oriente medio
  • Oriente Médio
  • Oriente médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!