ondas sonoras

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
TRABALHO DE FÍSICA E MATÉMATICA


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.alunosonline.com.br/fisica/as-ondas-sonoras-.html
http://www.infoescola.com/fisica/ondas-sonoras/
http://www.explicatorium.com/CFQ8/Som_As_ondas.php
http://www.brasilescola.com/fisica/ondas-sonoras.htmhttp://www.google.com.br/#q=ondas+sonoras&spell=1&sa=X&ei=dRydUdPRKZKK9gTl2oCoDg&ved=0CCYQvwUoAA&fp=1&biw=1366&bih=667&bav=on.2,or.r_qf.&cad=b
http://afonsocfq.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html
http://www.neparus.com.br/?ver=noticia¬icia=53













9


INTENSIDADE SONORA
Se observarmos a propagação de uma onda do ponto de vista geométrico apenas teremos o meio em forma de onda, já ao observa-la do ponto de vista físico teremos que uma onda é basicamente a propagação deenergia.
A intensidade I de uma onda é definida como a média no tempo da quantidade de energia que é transportada pela onda, por unidade de área ao logo do tempo.
Assim:  , onde P é a amplitude de pressão,  é a densidade média do ar e   a velocidade da onda sonora. Deve-se notar que a intensidade é proporcional ao quadrado da amplitude.










2


NÍVEL DE INTENSIDADE E VOLUMEDevido à grande gama de intensidades as quais o ouvido é sensível, torna-se mais conveniente utilizarmos a escala logarítmica para representar o nível de intensidade sonora ( ).
 , onde I0 é a intensidade sonora mínima que é audível sendo I0 = 10-12 W/ m2
A unidade de   é o decibel (db) que representa um décimo de bel, unidade adotada em homenagem a Alexander Graham Bell.
Observe o gráfico aolado com valores representativos de alguns produtores de ruídos.






3


ONDAS SONORAS
Em Física definimos ondas sonoras como sendo ondas mecânicas, pois somente se propagam através de um meio material. Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar no vácuo.
 Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de algumagrandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido peloperíodo da onda, que é o inverso da sua frequência. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.
 
   Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio(líquido, sólido ou gasoso). Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma onda magnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso das ondas eletromagnéticas no vácuo ou dos neutrinos através da matéria, onde as partículas do meio oscilam à volta de um ponto médio mas não se deslocam.
 
   Podemos então dividir as ondas em dois tipos:
Ondas mecânicas 
Ondaseletromagnéticas
No que respeita às ondas mecânicas, dizemos então que elas podem ser:
Ondas longitudinais - são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras. Na figura ao lado podes observar que a vibração provocada pela mão, tem a mesma direção da onda (São ambas horizontais).
Ondas transversais - são aquelas em que a vibração é perpendicular àdireção de propagação da onda; exemplos incluem ondas numa corda e ondas eletromagnéticas. Na figura ao lado, observas um exemplo onde a vibração provocada é na direção vertical (para cima e para baixo) e a corda desloca-se na horizontal (da esquerda para a direita).
 
As ondas sonoras são ondas mecânicas do tipo longitudinal.
As ondas luminosas são ondas eletromagnéticas.


1CARACTERÍSTICAS DA ONDA SONORA

As ondas podem ser caracterizadas por:
Comprimento de onda
Frequência
Amplitude
Período
Velocidade de propagação

COMPRIMENTO DA ONDA

O comprimento de onda (l) representa a distância que separa dois pontos consecutivos que se encontram na mesma posição de vibração. Na figura apresentam-se dois exemplos: a distância que vai de uma crista (ponto mais alto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas Sonoras
  • ondas sonoras
  • Ondas sonora
  • Ondas sonoras
  • Ondas sonoras
  • Ondas sonoras
  • ONDAS SONORAS
  • Ondas Sonoras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!