Olho humano

Páginas: 15 (3660 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014

A Luz
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível.
A luz –Espectros
No âmbito científico um espectro é uma representação das amplitudes ou intensidades - o que geralmente traduz-se por energia - das componentes ondulatória de um sistema quando discriminadas uma das outras em função de suasrespectivas frequências (ou comprimentos de onda). Em um espectro as componentes ondulatórias (fases) distinguem-se fisicamente umas dos outras não por suas naturezas mas sim pelas suas frequências, portanto. O exemplo típico é o espectro visível.
Caso o diagrama expresse a frequência associada a cada componente ondulatória do sistema como função do respectivo comprimento de onda e não a intensidadecomo função da frequência tem-se o que se denomina em física por relação de dispersão. Relações de dispersão e espectros, apesar de distintos, encontram-se relacionados, visto que, entre outras observações, as intensidades em um espectro podem ser descritas, via relação de dispersão, tanto em função das frequências como em função dos respectivos comprimentos de onda a elas associados.
O conceitode espectro também aplica-se à dinâmica de um feixe material em virtude da dualidade partícula-onda. Associado à partícula material em movimento há uma onda de matéria cuja frequência mostra-se diretamente proporcional à sua energia cinética. Relações estabelecidas em função das energias cinéticas são em essência relações estabelecidas em função das frequências das ondas de matéria associadas; eassim também constituem exemplos de espectros. Como exemplo têm-se os espectros "XPS", obtidos via processo de espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X.
Um equipamento capaz de analisar e gerar o espectro de um sinal temporalmente complexo contudo "bem comportado" 1 é denominado espectrômetro. Se acrescido de funcionalidade que lhe permita gerar um registro fotográfico do espectroexibido, o equipamento denomina-se espectrógrafo 2 . Em termos teóricos, a ferramenta matemática que extrai de um sinal no domínio do tempo cada uma das componentes espectrais que, juntas, o caracterizam no domínio da frequência, é a transformada de Fourier. O sinal também pode ser integralmente reescrito no domínio tempo via suas componentes no domínio da frequência através da série de Fourier.Reflexão refração e absorção da luz
A reflexão da luz é um dos fenômenos mais comuns envolvendo a propagação da luz. A reflexão ocorre quando a luz incide sobre a superfície de separação entre dois meios com propriedades distintas. A reflexibilidade é a tendência dos raios de voltarem para o mesmo meio de onde vieram. 

Quando a luz incide sobre uma superfície separando dois meios,podem ocorrer dois fenômenos distintos: 

Reflexão da luz e 
Refração da luz. 

Parte da luz volta e se propaga no mesmo meio no qual a luz incide, a REFLEXÃO da luz. A outra parte da luz passa de um meio para o outro propagando-se nesse segundo. A esse último fenômeno (no qual a luz passa de um meio para o outro) damos o nome de REFRAÇÃO da luz. 

Os dois fenômenos ocorremconcomitantemente. Pode haver predominância de um fenômeno sobre o outro. Que fenômeno predominará vai depender das condições da incidência e da natureza dos dois meios. 

Se a superfície de separação entre os dois meios for plana (por exemplo, superfície de um metal) e polida (uma superfície regular) então a um feixe incidente de raios luminosos paralelos corresponderá um feixe refletido de raios luminososigualmente paralelos. A reflexão nesse caso será denominada de regular. 

Se a superfície de separação apresentar rugosidades a reflexão será difusa. A luz será espalhada em todas as direções. Se considerarmos um feixe de raios luminosos incidentes paralelos, os raios refletidos irão tomar as mais diversas direções. A grande maioria dos objetos reflete a luz de uma maneira difusa. Isso nos permite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Olho humano
  • O Olho Humano
  • Olho humano
  • olho humano
  • Olho humano
  • Olho Humano
  • olho humano
  • o olho humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!