Olho humano

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 19 de julho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CCN- DEPARTAMENTO DE FÍSICA
PROF:JOSÉ CARLOS


BRUNO OLIVEIROS SOUZA



OLHO HUMANO

















Teresina 2013














































Olho humano
O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico cominúmeros componentes.
Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.

A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens.
Para esta formação de imagem acontecem vários fenômenos fisiológicos, no entento, para o estudo da óptica podemos considerar o olho como uma lente convergente, com distância focal variável. Sendo representado:

Tal representação é chamadaolho reduzido, e traz a representação das distâncias entre a córnea e a lente e entre a lente e a retina, sendo a última a distância da imagem produzida em relação a lente (p').

Adaptação visual
Chama-se adaptação visual a capacidade apresentada pela pupila de se adequar a luminosidade de cada ambiente, comprimindo-se ou dilatando-se.
Em ambientes com grande luminosidade a pupila pode atingirum diâmetro de até 1,5mm, fazendo com que entre menos luz no globo ocular, protegendo a retina de um possível ofuscamento.
Já em ambientes mais escuros, a pupila se dilata, atingindo diâmetro de até 10mm. Assim a incidência de luminosidade aumenta no globo ocular, possibilitando a visão em tais ambientes.


Acomodação visual
As pessoas que tem visão considerada normal, emétropes, têm acapacidade de acomodar objetos de distâncias de 25 cm em média, até distâncias no infinito visual.
Ponto próximo
A primeira distância (25cm) corresponde ao ponto próximo, que é a mínima distância que um pessoa pode enxergar corretamente. O que caracteriza esta situação é que os músculos ciliares encontram-se totalmente contraídos.
Neste caso, pela equação de Gauss:

Ponto remoto
Quanto adistância infinita, corresponde ao ponto remoto, que a distância máxima alcançada para uma imagem focada. Nesta situação os músculos cilires encontram-se totalmente relaxados.
Da mesma forma que para o ponto próximo, podemos utilizar a equação de Gauss, para determinar o foco da imagem.

No entanto, é um valor indeterminado, mas se pensarmos que infinito corresponde a um valor muito alto, veremos queesta divisão resultará em um valor muito pequeno, podendo ser desprezado.

Ilusão de Óptica
Ilusão de óptica são imagens que enganam momentaneamente o cérebro deixando o inconsciente confuso e fazendo com que este capte idéias falsas, preenchendo espaços que não ficam claros à primeira vista. Podem ser fisiológicas quando surgem naturalmente ou cognitivas quando se cria com artifícios visuaisVISÃO EM TRÊS DIMENSÕES

Percebemos o mundo numa visão tridimensional. A principal diferença entre o mundo bidimensional e o mundo tridimensional é uma dimensão conhecida como profundidade. O aparato visual permite ter noções de distância e de relevo.

A noção de distância, a percepção de relevos e de profundidade decorrem da visão binocular (dois olhos) que dispomos. Temos uma visãoesteroscópica.

Note-se que os dois olhos estão situados a uma certa distância um do outro. Esses poucos centímetros de distância faz com que a imagem em uma das retinas seja diferente da imagem na outra retina. A superposição dessas duas imagens no cérebro permite perceber a profundidade e levar à noção de distância dos objetos.
DEFEITOS VISUAIS

Miopia - O míope vê mal ao longe mas bem ao perto. Adistância entre a córnea e a retina é grande. O olho é "demasiado longo": a imagem forma-se à frente da retina. Para o míope, a distância para uma visão nítida é tanto mais curta, quanto mais forte for a miopia. A miopia corrige-se com uma lente divergente (côncava), que recoloca a imagem sobre a retina, e restitui uma boa visão até ao infinito. Na imagem abaixo vemos a visão de um indivíduo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Olho Humano
  • Olho humano
  • Olho humano
  • olho humano
  • Olho humano
  • Olho Humano
  • olho humano
  • o olho humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!