olga

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Broom icon.svg As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Olga Benário Prestes

Nascimento 12 de fevereiro de 1908
Munique, Alemanha
Morte 23 de abril de 1942 (34 anos)
Bernburg, AlemanhaNacionalidade Alemanha alemã(o)
Cônjuge Luís Carlos Prestes (1934-1942)
Ocupação Militante política
Olga Benário Prestes (Munique, 12 de fevereiro de 1908 — Bernburg, 23 de abril de 1942) foi uma jovem militante comunista alemã, de origem judaica, deportada para a Alemanha durante o governo de Getúlio Vargas, onde veio a ser executada pelo regime nazista em campo de extermínio. Veio para oBrasil na década de 1930, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista Brasileiro. Destacada como guarda-costa de Luís Carlos Prestes, tornou-se sua companheira, tendo com ele uma filha, Anita Leocádia Prestes.

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Militância na Alemanha
1.2 Intentona Comunista e Prestes
1.3 Prisão
1.4 Campo de concentração
2 Legado
3 Mídia
4Referências
5 Bibliografia
6 Ligações externas
Biografia[editar | editar código-fonte]
Militância na Alemanha[editar | editar código-fonte]
Nascida em Munique, Olga Gutmann Benário era filha do advogado Leo Benário e da socialite Eugénie Gutmann Benário, em uma família judia alemã de classe média. Ingressou ainda jovem no movimento comunista, em 1923, com apenas quinze anos, juntando-se aorganização juvenil do Partido Comunista Alemão (KPD), a Liga Juvenil Comunista da Alemanha (KJVD). Pouco depois, mudou-se para Berlim com o então namorado Otto Braun, militante comunista,1 devido a conflitos ideológicos com seu pai, que era membro ativo do Partido Social-Democrata.2


Olga (última fileira) com a Liga Juvenil, minutos antes de invadir a prisão de Moabit3
Após a queda da monarquia,instaurou-se um regime formalmente republicano na Alemanha, a chamada República de Weimar. O regime, no entanto, jamais foi aceito pela direita, que o considerava um produto da "traição" do Tratado de Versalhes, nem pela extrema-esquerda comunista, que, esmagada politicamente na repressão ao Levante Spartakista de 1919, quando foi assassinada Rosa Luxemburgo, desejava instaurar o comunismo naAlemanha e formar uma aliança política com a União Soviética. Esse conflito entre a direita e esquerda marcou esse período turbulento da história da Alemanha, com lutas armadas entre milícias paramilitares e homicídios políticos.

Neste clima político, em Berlim, Olga ascende dentro do movimento comunista depois dos conflitos de rua contra milícias de extrema-direita no bairro de Kreuzberg, próximoa Neukolln.4 Ela foi presa no mesmo dia que Braun, sendo acusados de alta traição à pátria.5 Ela logo é solta, mas Braun, não. Junto com seus colegas de militância, planeja então o assalto à prisão de Moabit que libertaria Braun. Logo depois, ambos fogem para a União Soviética, onde Olga, já como quadro valioso, recebe treinamento político-militar na Escola Lenin, trabalhando como instrutora daSeção Juvenil da Internacional Comunista. Separa-se de Braun em 1931.6 Recebe os codinomes de "Frida Leuschner", "Ana Baum de Revidor", "Olga Sinek", "Maria Bergner Vilar" e "Zarkovich".

A Internacional Comunista, desde o fim dos anos 1920, havia seguido na Alemanha uma política ultra-esquerdista, fundada na recusa a coligar-se com os social-democratas numa frente única contra o nazismo, quehavia contribuído para a chegada de Adolf Hitler ao poder, e a presença de militantes comunistas alemães como Olga no território da União Soviética constituía um embaraço para Josef Stalin que começou a pensar em engajá-los em alguma espécie de empreendimento que pudesse de alguma forma compensar o fracasso da política stalinista na Alemanha.


Olga Benário em 1928, ainda na Alemanha.
Intentona...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • olga
  • Olga
  • Olga
  • Olga
  • olga
  • Olga
  • olga
  • olga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!