oksadjif

409 palavras 2 páginas
Para que o ser humano cresça de forma saudável, é necessário uma alimentação saudável e variada.

Os alimentos que são considerados excelentes fontes de energia, colaboram em certas ações que o nosso corpo realiza como por exemplo estuda, trabalha, brincar e, principalmente, praticar exercício físico, sem essa energia o nosso corpo não teria disposição para realizar ações como estas que foram citadas.

Para adquirir uma boa saúde é fundamental:

• Alimentar-se em períodos curtos de 3 em 3 horas,
• Comer alimentos frescos, naturais e variados,
• Ao ingerir alimentos crus, lavá-los muito bem,
• Conservar os alimentos em local fresco e limpo,
• Mastigar bem os alimentos.

Problemas de saúde relacionados com a alimentação:

Desnutrição: é uma doença causada por dieta incorreta, mas também pode ser causada pela má absorção de nutrientes, isto acontece principalmente na baixa classe social e principalmente as crianças dos países subdesenvolvidos.

Obesidade: excesso de gordura corporal. Um individuo adulto é considerado obeso quando o seu Indicie de Massa Corporal ( IMC) é maior que 30.

Diabetes: Doença crónica que afeta a capacidade do organismo em utilizar o açúcar do sangue ( glicose) para a obtenção de energia, resultando num aumento de glicose que circula no sangue (hiperglicemia).
Doenças cardiovasculares : termo genérico que engloba todas as doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos. São exemplos de doenças cardiovasculares o enfarte do miocárdio, a angina de peito e os acidente vasculares cerebrais ( trombose, embolia, entre outros ).
Prisão de ventre: é um sintoma caracterizado pela dificuldade da evacuação de fezes, afeta mais as mulheres do que aos homens devido a fatores hormonais.
Colesterol: substancia semelhante aos lípidos/gordura que se encontram no sangue e nas membranas das células. É fundamental ao organismo para a produção de hormonas sexuais, formação da bílis, vitamina D, entre outros. No

Relacionados