observação da osmose em hemacias

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014












Observação da osmose em hemácias
Relatório 6
Ana Luiza











Taguatinga – DF
Maio, 2012




Introdução:

Osmose é o movimento de difusão das moléculas de água do meio hipotônico (↑ solvente, ↓ soluto, pressão osmótica ↓) para o meio hipertônico (↓solvente, ↑ soluto, pressão osmótica ↑), através de uma membrana semipermeável. Esse movimento tendeao equilíbrio de concentração entre os meios, tornando-os isotônicos. 
Solução hipotônica as células aumentam de volume devido à penetração de água. Se o aumento for muito acentuado, a membrana plasmática se rompe e o conteúdo da célula extravasa. Em solução hipertônica, as células diminuem de volume devido à saída de água, havendo a entrado ou saída de água, a forma da célula também se altera.Nas soluções isotônicas, o volume e a forma da célula não se alteram. (Junqueira, 2005)
As hemácias, também conhecidas como eritrócitos, são os glóbulos vermelhos do sangue. A hemácia é o elemento presente em maior quantidade no sangue. Existem cerca de 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico, no sangue de um homem adulto e saudável (na mulher, cerca 4,5 milhões). A Hemoglobina é o principalcomponente das hemácias. De coloração avermelhada, ela possui a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.Além da hemoglobina, as hemácias também são compostas por íons, glicose, água e enzimas. Possuem formato de disco bicôncavo;Não possuem núcleo.

Objetivos: Observar a osmose das hemácias nassoluções hipertônica e hipotônica.









Materiais e métodos:


Com a pipeta Pasteur foi colocado soro fisiológico nas duas lâminas, foi feito um pequeno furo no dedo com uma agulha descartável estéril e colocado nas lâminas, e foi cobrido com a lamínula e observado no microscópio.
Em uma das lâminas foi colocado um pouco de NaCl ou açúcar para fazer a solução hipertônica e foiencostado um papel-filtro do outro lado para substituir o soro da lâmina .
Em outra lâmina foi feito o mesmo procedimento só que foi adicionado água destilada que é a solução hipotônica.
As lâminas foram descartadas em uma solução desinfetante a base de cloro.























Resultados:

Na primeira lâmina foi observadas as hemácias (figura 1), Na segunda lâminaaonde tinha a solução hipertônica as hemácias sofreram mudanças morfológicas, como se tivesse sido “murchadas” neste estado a hemácia é chamada de hemácia crenada (figura 2) . Na solução hipotônica as hemácias aumentaram o seu volume devido à absorção de água ao ponto de algumas se romperam, as hemácias se romperam por causa da pressão osmótica no seu interior, essa situação é denominada de hemólise(figura 3).

Figura 1 (foto tirada: 10/05/2012)

Figura 2 ( foto tirada: 10/05/2012) Figura 3 (foto tirada: 10/05/2012)









Discussões:

Todos os resultados foram alcançados, ficou nitidamente claro como ficaram as hemácias na solução hipertônica ehipotônica.
O soro fisiológico  é uma solução isotônica quando comparado aos líquidos corporais, que apresenta 0,9% em massa, de NaCl em água destilada, em outras palavras, em cada 100 mL de água encontram-se dissolvidos 0,9 gramas do sal. a utilização do soro fisiológico não limita-se apenas à reposição de íons de sódio e cloro, em casos de desidratação. Possui um amplo campo de utilização na medicina,como:Higienização nasal: para pacientes com resfriado, gripes ou alergias;Limpeza de feridas operatórias ou expostas (queimaduras e úlceras);Enxágue de lentes de contato;Em preparados para microscopia;Nebulização para asma.
O uso de soluções hipertônicas para reanimação de pacientes em choque é um conceito relativamente novo. Baseou-se originalmente na idéia de que uma expansão volêmica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Osmose em hemácias
  • Observaçao de osmose em bolbo da cebola
  • Observação do processo de osmose
  • Observação do processo de osmose
  • hemácias
  • hemácias
  • Hemácias
  • Hemácias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!