Objetivo da Competência

Páginas: 10 (2260 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Objetivo da Competência
Autor: Philippe Zarifian
Das Competências às Competências
Capítulo 05
O autor Philippe Zarifian, neste capítulo pretende dar pistas sobre conteúdos concretos de competência

COMPETÊNCIAS EM PROCESSOS , MAIS DO QUE COMPETÊNCIAS EM FERRAMENTAS .
Quanto mais ferramentas técnicas são sofisticadas, mais se retorna as ocupações de base, porémcom maior profissionalismo, ou seja com assalariados com maior grau de formação ( superior ) .
EX: Dentro de uma Empresa Siderúrgica se falará mais de uma ocupação “ siderurgista” e menos de uma ocupação de “ laminador”.
O “siderurgista” tem formação superior, obtém conhecimentos nos processos;
O “laminador”, o autor profere que pode adquir conhecimentos emprocessos, mas sua competência maior está nas ferramentas.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E DESEMPENHO.
Conciliar técnicas com desempenho para se atingir a qualidade – é o objetivo.
O assalariado ( funcionário ) necessita integrar os objetivos de desempenho estabelecidos pela organização em seus atos técnicos, quando assume responsabilidade nas situações profissionais.
INFLUÊNCIAS DASCOMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES.
Os assalariados além desenvolverem uma competência na organização, desenvolvem uma competência sobre a organização, é por estarem inseridos no processo, manterem relação passiva e atuarem como “atores explícitos”da evolução da organização.
*Atores explícitos, entendo que o autor quis dizer que o assalariado de forma aberta se dedica àorganização, sem ser barrado em suas opiniões as quais sendo bem sucedidas, a ponto de exercerem então, a influência nas organizações.
COMPETÊNCIA E POLIVALÊNCIA.
Aqui neste sub-item o autor fez críticas, onde em sua opinião a polivalência é onde o assalariado ocupa vários postos de trabalho, mas sem nenhum vínculo direto com a competência.
O assalariado nunca consegueterminar um processo, e é considerado um “tapa-buraco”.
No conceito do autor, a polivalência satura o tempo de ocupação do assalariado, acabando por tirar oportunidades dos mesmos, sem desenvolver a alguma competência.

COMPETÊNCIA DE SERVIÇO ( pode –se avaliar causas e efeitos na organização ).
É uma abertura e uma transformação interna das ocupações já existentes.
Não setrata de pedir a um técnico que seja outra coisa além de um técnico ou a um enfermeiro que seja outra coisa a não ser enfermeiro.
Mas que sejam dentro de suas respectivas profissões, de “outro modo”.
Como seria este “outro modo”? Desenvolvendo uma competência de serviço, ou seja, é procurar SABER e PREVER que impactos terão, seja diretamente oi indiretamente nomodo como o produto ( o bem ou serviço ) que executa trará benefícios úteis a seus destinatários.
EX: Um enfermeiro possui técnicas para realizar punções venosas periféricas, mas ele pode no caso de crianças/ bebês, que possui dificuldade para pulsar a veia, fazer compressas com água morna par ocorrer à dilatação do vaso sangüíneo, desenvolvendo mais uma competência emseu serviço. O enfermeiro ao analisar o braço da criança, soube analisar e previu o que poderia acontecer se não utilizasse da competência em seu serviço.
Para se haver competência de serviço, é necessário conhecer o produto /serviço/bem.
A QUESTÃO DA COMPREENSÃO.
É conseqüência do item anterior competência se serviço, pois se o assalariado conhece o serviço ( bense produtos ), ele consegue dar atenção e compreensão aos clientes referente aos problemas que poderão surgir. Logo, terá o assalariado condições de compreender o cliente.
O autor usou como exemplo a venda agresssiva – simplesmente o assalariado vende sem conhecimento o produto/bem ou serviço, porém não consegue atender o cliente em seus questionamentos/reclamações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Competências, Habilidades e Objetivos do Ensino Fundamental I.
  • Competências individuais e objetivos organizacionais coletivos: desafios para o século xxi
  • OBJETIVOS
  • Objetivos
  • Objetivo
  • OBJETIVO
  • objetivo
  • objetivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!