Novela

Páginas: 21 (5149 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
O que é Novela?
Uma novela no português é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Em comparação ao romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria, então uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativade extensão média na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem (o romance, em geral, apresenta diversas tramas e linhas narrativas).

Os estudos de gênero da literatura em língua portuguesa classificam uma narrativa, grosso modo, em romance, novela ou conto. É comum dividirmos romance, novela e conto pelo número de páginas. Em média, a novela tem entre 50 e 100 páginas, ouseja 20 mil a 40 mil palavras.

Entretanto, o romance tem diferenças importantes em relação à novela e convém notar a diferenciação dos termos em determinados países. Os equivalentes de novela em inglês e francês são novella e nouvelle, respectivamente, enquanto romance se diz novel em inglês e roman em francês.Para Carlos Reis (2003), enquanto no conto a ação manifesta-se como uma ação singular econcentrada, no romance há um paralelo de várias ações e, na novela, uma concatenação de ações individualizadas.Eikhenbaum, formalista russo, define a diferença entre um e outro em artigo de 1925. Para ele "o romance é sincrético, provém da história, do relato de viagem, enquanto novela é fundamental, provém do conto (Poe) e da anedota (Mark Twain). A novela baseia-se num conflito e tudo mais tendepara a conclusão.”
O que é Radio novela?
Radio novela é uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio. Na era de ouro do rádio, as radio novelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes (fundamentalmente mulheres, as senhoras e senhoritas queacompanhavam o enredo) e projetaram uma série de rádio-atores que, posteriormente, migraram para a televisão .Fez enorme sucesso no início do século XX, numa era televisiva. Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas eram o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Diz-se que os grandes mestres da magia eram os sonoplastas - considerados mestre da sonoplastia era Urgel de Castroda Rádio Nacional RJ -, que para estimular a imaginação das pessoas, reproduziam todo tipo de sons e ruídos: O som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens. Em 12 de julho de 1941, às 10h30, teve início ‘Em busca da felicidade, primeira radio novela transmitida no país, através da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A obra mexicana foi escrita por Leandro Blanco, comadaptação de Gilberto Martins. Seus capítulos ficaram no ar por aproximadamente três anos. Após seu término, começou a cubana ‘O direito de nascer, que foi a principal radio novela do Brasil.

Como surgiu no Brasil?
A primeira transmissão de rádio no Brasil foi ao ar em 7 de setembro de 1922, porém, o veículo demorou a se tornar popular, em razão do preço do aparelho e a demora na implantação deretransmissoras. Quando as dificuldades físicas foram superadas, a forma encontrada para popularizar sua programação foi lançar mão do mesmo recurso que os jornais, quando da invenção da imprensa escrita: a narrativa folhetinesca. Nasceram, assim, as primeiras transmissões de radio novelas no Brasil, fruto da dramatização de tramas literárias. Mas isso não quer dizer que as emissoras nãorealizassem radio dramatizações. Eram comuns os “teatros em casa”, os “radiatros” e os inúmeros sketchs teatrais presentes nos mais variados programas das emissoras de rádio brasileiras. Na própria Rádio Nacional, desde o fim da década de 1930, era apresentado todos os sábados o programa Teatro em Casa, que consistia na radiofonização, em uma única apresentação, de uma peça teatral. Havia ainda Gente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NOVELA
  • novelas
  • Novela
  • O lirismo e a novela
  • Radio novela
  • Resumo de Novela
  • novelas de cavalaria
  • resumo de novela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!