novelas de cavalaria

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A primeira época medieval - Novelas de Cavalarias
A época do Trovadorismo foi caracterizada pela presença das novelas ou romances de cavalaria. As novelas surgiram na Inglaterra ou na França (nãose sabe ao certo), através da transformação sofridapelas canções de gesta (poesias), que foram prosificadas. As canções de gesta passaram a ser tão extensas que se tornou difícil de memorizá-las,passando assim a serem escritas em prosa, e deixando deser cantadas para serem lidas.
Por definição, novelas de cavalaria são narrativas literárias em capítulos que contam os grandes feitos de um herói,mesclados a emocionantes histórias de amor. Nestashistórias de amor, ao contrário do que se relatava nas cantigas, o herói não se contenta somente em ver e contemplar a amada, mas exige sercorrespondido e concretizar este amor. Aborda também ochamado “Amor Cortês”, que retrata histórias de amor proibidas, nas quais o casal não tem final feliz e é severamente punido pelo pecado cometido.
Asnovelas de cavalaria eram tipicamente medievais,histórias com temas guerreiros, e chegaram a Portugal no séc. XIII, circulando entre os fidalgos e a realeza. Eram traduzidas do francês, e portanto,naturalmente modificadas para adequá-las à realidadehistórica e cultural de Portugal. A princípio, portanto, não havia novelas de cavalaria que fossem autenticamente portuguesas, todas tinham heranças dofrancês. Dentre as novelas mais marcantes estão:“A demanda do Santo Graal” e “Amadis de Gaula”

UMANISMO: A SEGUNDA ÉPOCA MEDIEVAL - SÉCULO XV. Desde o desaparecimento dos trovadores, as cortesportuguesas passam a viver um reflorescimento cultural, que marca a transição entre o Trovadorismo e o Renascimento do século XVI. Portugal amadurece e prepara-se, com o advento das navegações, para dar seumaior salto histórico. O termo Humanismo literário é usado comumente para designar o estudo das letras humanas em oposição à Teologia. Na Idade Média, predomina a concepção teocêntrica, em que tudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novelas de cavalaria
  • Novelas de cavalaria
  • Novelas de cavalaria
  • Novela de Cavalaria
  • Novelas De Cavalaria
  • Novelas de cavalaria
  • Novelas de Cavalaria
  • Novelas de cavalaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!