Projeto Integrador

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
CURSO DE PSICOLOGIA
CAMILA RODRIGUES SILVA MENDONÇA

Projeto Integrador - A personalidade do indivíduo com transtorno obsessivo compulsivo
Introdução
O tema escolhido para discussão foi o transtorno obsessivo compulsivo. E como já previamente estabelecido, o centro do trabalho será a personalidade e sua interface com as disciplinas deteorias e técnicas: Psicanalítica I, Fenomenológica – Existencial – Humanista I e Comportamental I. Mas antes de adentrar na especificidade de cada, será apresentada a definição num aspecto geral de personalidade e transtorno obsessivo compulsivo.
A teoria do humorismo, proposto por Galeno, se expandiu para uma teoria da personalidade. Galeno irá trazer quatro temperamentos da personalidade:sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico. Wundt irá afirmar que “os temperamentos se desenvolvem em diferentes proporções sobre dois eixos: mutabilidade e emocionalidade ( COLLIN, p.18).
Outro importante autor dentro do contexto de personalidade foi Francis Galton, pois foi o primeiro a ver a relação entre a natureza e criação como entidades distintas, sendo assim, esses efeitos eram as únicascoisas responsáveis pela formação da personalidade.
Nos dias de hoje:
“O termo personalidade tem sido utilizado como um rótulo descritivo do comportamento observável do indivíduo e de sua experiência interior subjetiva relatada. À palavra personalidade podem ser acrescidos certos adjetivos qualificativos com significado psiquiátrico, como passiva ou agressiva, ou palavras sem conotaçõespatológicas, como ambiciosa, religiosa ou amigável (SADOCK, p.853, 2007).”

Ao começar a se falar sobre a personalidade como um rótulo patológico, doenças foram se formando, entre elas o transtorno obsessivo compulsivo, que é a obsessão ou compulsão recorrente. E consome tempo, interferem no desempenho do indivíduo, suas atividades de rotina e de relacionamento. A obsessão será um pensamento,sentimento, ideia ou sensação intrusiva – acontecimento mental. Em decorrência, pode acontecer, a compulsão – comportamento consciente, padronizado.



Abordagem Psicanalítica
A personalidade na psicanálise começa a ser discutida por Freud como um sistema de instintos e libido. Sendo, segundo Schultz (2012) o instinto um impulsor biológico motivador da personalidade, e a libido como uma energiapsíquica que direciona o indivíduo na busca de pensamentos do prazer.
Em seu trabalho, Freud divide a vida mental em duas partes: consciente e inconsciente. Ele vai comparar essas duas partes com um iceberg, sendo a porção consciente, a parte visível do iceberg – pequena e sem significado. Já a parte inconsciente, como a parte escondida do iceberg – onde se encontra as forças de todo ocomportamento humano. Com essa divisão, surge a estrutura do Id (energia psíquica relacionada aos instintos da personalidade), Ego (aspecto racional da personalidade) e Superego (aspecto moral da personalidade).
A psicanálise irá trabalhar a personalidade em forma de duas estruturas: psicótica e neurótica. O transtorno obsessivo compulsivo se encontra no segundo quadro.
Os estudos da psicanálisevai trazer a neurose como uma psiconeurose de defesa, já que resulta de um evento de experiências traumáticas e se constitui como um amparo contra qualquer representação ou afeto proveniente de tais experiências.
“Assim, a tarefa que o eu se impõe, em sua atitude defensiva, de tratar a representação incompatível, simplesmente não pode ser realizada por ele. Tanto o traço mnêmico como o afetoligado à representação lá estão de uma vez por todas e não podem ser erradicados. Mas uma realização aproximada da tarefa se dá quando o eu transforma essa representação poderosa numa representação fraca, retirando-lhe o afeto – a soma de excitação – do qual está carregada. A representação fraca não tem então praticamente nenhuma exigência a fazer ao trabalho da associação (GOMES et al 2009).”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Integrador
  • Projeto integrador
  • Projeto integrador
  • Projeto integrador
  • projeto integrador
  • Projeto Integrador
  • PROJETO INTEGRADOR
  • Projeto integrador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!